Google utiliza balão para fotos do Google Earth

Por André Fogaça | 18 de Abril de 2012 às 17h00

Se você já ficava surpreso na qualidade das imagens obtidas por satélite para o Google Earth e para o Maps, vai levar um susto ao ver as imagens obtidas por um balão. Com este nível de detalhes, é possível identificar até os olhos de uma pessoa que olha para cima.

Google Earth de Balão

Este projeto é ambicioso e - muito - polêmico: o Google está utilizando balões para registrar alguns locais públicos dos Estados Unidos, México, Canadá, Peru e até no Brasil. Além dos balões, há também o uso de pipas para fotografar, algo bem mais barato do que as imagens de avião registradas, como é o caso da cidade de Brasília.

Esta iniciativa foi feita em conjunto com o Laboratório Público para Ciência e Tecnologia Aberta, nos Estados Unidos, que garantiu que com US$ 100 - aproximadamente R$ 180 - qualquer um pode montar seu próprio equipamento e sair por ai criando mapas com fotografias de alta qualidade.

Para acessar as imagens, baixe o KML da camada que roda no Google Earth. Para encontrar o Brasil, abra o programa e navegue até o Rio de Janeiro, que teve o Morro dos Prazeres registrado com um balão.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.