Fotojornalistas substituídos por iPhone: uma má ideia

Por Redação | 01.07.2013 às 07:50

No início de junho, um jornal diário publicado na cidade de Chicago, no estado norte-americano de Illinois, o 'Chicago Sun-Times', optou por despedir todos os membros de seu departamento de fotografia (cerca de 30 profissionais). O motivo? Todos os repórteres agora possuem iPhones ou smartphones equivalentes, logo, eles podem tirar as fotos para acompanhar suas próprias matérias.

Dizem que uma imagem vale mais do que mil palavras, e foi pensando nisso que um Tumblr chamado 'SunTimes/DarkTimes' foi criado. A página destaca as fotos publicadas pelo Chicago Sun-Times desde que despediu todos os seus fotógrafos e deixou os escritores responsáveis por tirar fotos com seus iPhones. O resultado pode ser visto claramente na comparação abaixo.

Sun Times / Dark Times

Reprodução: SunTimes/DarkTimes

À esquerda podemos ver a capa do Chicago Tribune, outro jornal local, com uma bela imagem aparentemente captada por um fotojornalista, enquanto a imagem à direita mostra a capa do jornal sem profissionais da fotografia. Acho que não precisamos falar muito a respeito da discrepância entre as capas, certo?

E vale ressaltar que não estamos falando de profissionais da fotografia utilizando iPhones, mas sim de pessoas especializadas em escrever notícias fotografando com seus gadgets. Até porque já vimos que um bom fotógrafo pode fazer coisas incríveis com um iPhone.

E enquanto o Sun-Times segue com sua cobertura fotográfica via iPhone, o SunTimes/DarkTimes segue postando imagens constrangedoras da publicação.