Fotografia: heróis invadem locais populares de São Paulo

Por Redação | 09.05.2013 às 11:28
photo_camera Kátia Arantes

Os quadrinhos ficaram pequenos para os super-heróis e eles decidiram dar uma voltinha por São Paulo. A fotógrafa Kátia Arantes decidiu homenagear a grande metrópole com uma série fotográfica onde os heróis mais famosos interagem com alguns dos pontos mais icônicos da cidade, na coleção 'Heróis Urbanos'. As imagens estarão expostas no Espaço Cultural Porto Seguro, no centro de São Paulo, a partir do dia 15 de maio. As informações são do jornal A Folha de S. Paulo.

A ideia de relacionar os heróis dos quadrinhos à cidade se deu, segundo Kátia, pelo fato dos moradores locais "enfrentarem diariamente as adversidades de uma grande cidade". A exposição, que esteve em cartaz no último ano no Centro Cultural São Paulo, ganhou oito novas imagens totalizando 26 fotografias das miniaturas dos heróis, com no máximo 40 centímetros de altura, interagindo com a paisagem.

Para concretizar sua ideia, a fotógrafa passou mais de dois anos pesquisando sobre os heróis, vagando pelas ruas da cidade atrás da locação perfeita para cada personagem e estudando ângulos. Kátia, que também tem uma parceria com uma loja de brinquedos, utilizou uma lente grande-angular e a posição ideal para conseguir fazer com que as miniaturas ficassem grandes em comparação aos monumentos da cidade.

"Eu estudava alguma coisa da história da arquitetura e da composição do personagem, superpoderes, origem, até a aparência eu levava em consideração. O Homem-Aranha, por exemplo, tem a característica de lançar as teias, que é uma forma de locomoção rápida. Então pensei na Estação da Luz, com trem e metrô, quase uma teia", explicou Kátia sobre o seu processo de criação.

Exposição Heróis Urbanos
Exposição Heróis Urbanos
Exposição Heróis Urbanos
Exposição Heróis Urbanos

Fotos: Reprodução: Kátia Arantes

O final da exposição também guarda uma surpresa para os visitantes: um vilão famoso também surge na megalópole. A última imagem faz parte de um novo projeto de Kátia Arantes que já está sendo produzido e pretende retratar o lado não muito nobre dos quadrinhos, até porque os heróis existem para nos defender dos vilões.

Serviço:

Exposição 'Heróis Urbanos'

Local: Espaço Cultural Porto Seguro

Endereço: Avenida Rio Branco, 1.489 - Campos Elíseos - São Paulo

Entrada: grátis

Data: 15 de maio a 28 de julho

Horário: Ter. a Sex.: 10h às 19h; Sáb. e Dom.: 10h às 17h