Excluiu suas fotos do cartão SD por acidente? Aprenda a recuperá-las facilmente

Por Giancarlo Silva
photo_camera Giancarlo Silva

Férias em família naquela praia badalada sempre rendem muitas fotos. Mais cedo ou mais tarde algum parente pede a câmera digital ou o smartphone emprestado para vê-las antes de você ter passado tudo para o computador. "Ok, fica a vontade", você diz e empresta o gadget. Afinal, o que pode dar errado?

Bom, se o seu parente for alguém desastrado, uma hora ele vai acabar esbarrando naquele botão enorme escrito "Deletar" ou "Formatar" e aí adeus fotos! Mas será que tudo está perdido? Felizmente existem ferramentas que permitem recuperar arquivos acidentalmente apagados de dispositivos de armazenamento, mas é necessário atentar para alguns detalhes importantes.

Formatar x Excluir

Como sabemos, existem duas maneiras de eliminar dados de dispositivos de armazenamento: a exclusão comum e a formatação. Dependendo de como os dados foram apagados, a operação de recuperação dos registros pode ser relativamente fácil ou praticamente impossível.

Ao utilizar a opção de exclusão, o sistema apenas diz que aquele espaço onde antes ficava uma foto pode ser usado para armazenar outros arquivos. Uma foto excluída deixa de aparecer na sua listagem de arquivos, mas ainda é possível recuperá-la com relativa facilidade usando uma ferramenta específica para isso.

Ao formatar um dispositivo de armazenamento, uma varredura é feita apagando qualquer vestígio de tudo que já foi salvo no dispositivo. Como essa varredura sobrescreve os espaços onde antes os arquivos eram armazenados, sua posterior regeneração é muito mais difícil, requerendo métodos mais complexos de recuperação.

Então, se por acaso suas fotos foram apagadas da câmera digital ou do cartão de memória do seu smartphone usando formatação, adeus fotos! Caso contrário, se você apenas apagou as fotos, eis uma maneira de recuperá-las.

Passo a passo

Você vai precisar de um leitor de cartões, um computador, um software de recuperação de dados como o Recuva (gratuito) que utilizaremos, o cartão de memória em questão e uma boa dose de paciência.

Em primeiro lugar, pare de usar a câmera imediatamente: evite sobrescrever o cartão apagado novas fotos. Assim será mais fácil recuperar as fotos apagadas acidentalmente. Retire o cartão de memória do dispositivo e o insira em um leitor de cartões.

Cartão SD - 02

Insira o cartão SD em uma porta disponível no computador (geralmente notebooks já vem com leitor de cartões próprio ou os próprios cartões SD já vem com leitores de cartão SD ou USB/SD na embalagem).

Faça o download do Recuva e o instale no seu computador com Windows. Dê dois cliques em seu ícone para iniciá-lo. Na tela inicial clique no menu dropdown, selecione o dispositivo removível correspondente ao seu cartão e clique no botão "Verificar".

Aparecerá na lista da esquerda uma lista com todas as fotos e demais arquivos encontrados pelo Recuva, cada um acompanhado de um ícone colorido indicando o respectivo nível de fragmentação. Um ícone vermelho indica um arquivo altamente degradado e sua recuperação pode ser impossível ou resultar em um arquivo danificado. Um ícone verde indica altas chances do arquivo ser 100% recuperado. Um preview de cada arquivo pode ser visto à direita da janela.

Recuva

Selecione as fotos que deseja recuperar clicando nas caixas correspondentes e, após isso, clique no botão "Recuperar...". Uma boa prática no processo de recuperação é salvar os arquivos recuperados em um lugar diferente da origem dos arquivos para evitar que os dados a serem recuperados se degradem ainda mais. Assim sendo, o Recuva abre uma janela para que o usuário escolha o local de destino dos arquivos recém-recuperados. Faça sua escolha e clique em "OK".

Recuva - 02

Ao final do processo suas fotos estarão recuperadas e prontas para serem usadas. Aproveite!

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.