É real: estudo afirma que nosso rosto parece ainda mais estranho em fotos 3x4

Por Redação | 06 de Novembro de 2012 às 13h00

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) conseguiram comprovar que as fotos tiradas muito de perto não são tão boas para mostrar o seu melhor ângulo. Muitos já sabem disso por experiência própria (afinal, alguém tem alguma 3x4 decente aí?), mas, segundo a NBC News, os closes realmente distorcem alguns detalhes do nosso rosto.

O estudo realizado não entra nos méritos de luz, contraste, habilidade do fotógrafo e nem nada do tipo. Os pesquisadores apenas pegaram um grupo de pessoas e tiraram duas fotos de cada, a primeira a cerca de 0,6 metro de distância e a segunda foi disparada de uma distância de 2,1 m, tudo para mostrar o quanto a distância interpessoal pode influenciar em algumas opiniões.

Como a distância da visualização diminuiu, o nariz parece relativamente maior e as orelhas menores, disseram os pesquisadores.

Os participantes do estudo julgaram as pessoas em suas fotos com close menos confiáveis, menos atraentes e menos competentes. Diversas pessoas, em laboratórios e também na Internet, deram a sua opinião a respeito da sensação que tiveram ao olhar para essas imagens feitas mais de perto.

Vários estudos têm mostrado que a distância interpessoal, o que indica se alguém está dentro ou fora de seu "quadrado", pode impactar comportamentos sociais. Além disso, a distância tem sido relacionada à atividade em certas estruturas cerebrais, incluindo a amígdala - uma estrutura ligada à avaliação de ameaça e até mesmo confiabilidade em determinados rostos.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!