Engenheiros criam uma câmera de 50 Gigapixels a partir de 98 minicâmeras

Por Ultradownloads | 21 de Junho de 2012 às 14h00

Que tal colocar 98 câmeras, uma em cima da outra, e fazer um equipamento muito mais potente? Essa foi a ideia de engenheiros da Universidade de Duke e da Universidade do Arizona, nos EUA. Ao criar esse sistema, eles conseguiram pegar as informações de cada máquina fotográfica em separado e organizar os dados para criar uma imagem com qualidade surpreendente, com nada menos que 50 Gigapixels.

Mas, conectar tudo isso não foi nada simples. De acordo com o site Phys.org, Muitos metros de cabos foram necessários para que as câmeras "conversassem" entre si. O sistema todo ocupou um espaço de cerca de 1 metro quadrado de frente, com 50 cm de profundidade. Cada câmera tira uma foto única, que é associada à foto tirada pela câmera seguinte. O sistema, então, organiza esse mosaico, que é capaz de expor situações jamais captadas - como alguém cumprimentando um conhecido a vários quarteirões de distância, mesmo que o fotógrafo nem tenha percebido esse detalhe a princípio.

Mas não se anime: uma câmera de 50 Gigapixels ainda deve demorar a chegar nas suas mãos. Ainda é preciso diminuir bastante o tamanho do equipamento para que ele possa caber dentro do seu bolso.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.