Bryce Bayer: Inventor da foto digital morre aos 83 anos de idade

Por Redação | 26.11.2012 às 11:32
photo_camera Engadget

O inventor da foto digital, o norte-americano Bryce Bayer, morreu no dia 13 de novembro aos 83 anos de idade, vítima de uma parada cardíaca. Sua família divulgou nota sobre o seu falecimento somente no último final de semana.

Bayer foi um dos principais pesquisadores da Kodak e o primeiro a criar um sensor que permitia a captação de fotos digitais. O sucesso da pesquisa de Bayer e do uso de sensores digitais, consequentemente, acarretou sérios problemas para a própria Kodak, que não conseguiu acompanhar a evolução digital da fotografia e hoje, enfrenta um longo processo para evitar sua falência.

Na época da invenção de Bryce Bayer, a Kodak era líder no mercado fotográfico e não aceitou fabricar a tecnologia digital desenvolvida por seu pesquisador. Com isso, a empresa não teve muitas chances de se recuperar quando suas concorrentes iniciaram a produção de câmeras fotográficas digitais que não utilizavam filmes.

Segundo o Engadget, Bayer também desenvolveu um filtro colorido em 1976, que utilizava um mosaico com as cores vermelha, verde e azul que permitia que sensores de luz criassem imagens coloridas. O projeto se assemelha com a forma como o olho humano identifica as cores, produzindo uma imgem perfeita no padrão RGB.