Publicidade

Entendendo a modelagem multidimensional

Por| 22 de Abril de 2014 às 08h23

Link copiado!

Entendendo a modelagem multidimensional
Entendendo a modelagem multidimensional

O Data Warehouse (DW) é uma tecnologia que pode ser implementada em sistemas de banco de dados tradicionais e é atualmente o grande alicerce da solução de Business Intelligence (BI). Mas, para a adequada estruturação e desempenho, o DW deverá ser modelado seguindo os preceitos da modelagem multidimensional.

A modelagem multidimensional, ou dimensional como às vezes é chamada, é a técnica de modelagem de banco de dados para o auxílio às consultas do Data Warehouse nas mais diferentes perspectivas. A visão multidimensional permite o uso mais intuitivo para o processamento analítico pelas ferramentas OLAP (On-line Analytical Processing).

Leia também: O que significa OLAP e OLTP na prática?

O OLAP possui um conjunto de técnicas para o tratamento dos dados contidos na visão multidimensional do Data Warehouse. As ferramentas OLAP podem ser de diferentes tipos: MOLAP, ROLAP ou HOLAP.

Continua após a publicidade

O OLAP multidimensional (MOLAP) é o tipo de ferramenta que utiliza estrutura de banco de dados multidimensional. O OLAP relacional (ROLAP) utiliza a arquitetura relacional dos dados, onde o banco de dados possui a estrutura tradicional. Já o OLAP híbrido (HOLAP) é a junção das duas anteriores, utilizando os melhores aspectos e recursos de cada um dos dois tipos.

Toda modelagem dimensional possuem dois elementos imprescindíveis: as tabelas Fatos e as tabelas Dimensões. Ambas são obrigatórias e possuem característica complementares dentro de um Data Warehouse.

As Dimensões são os descritores dos dados oriundos da Fato. Possui o caráter qualitativo da informação e relacionamento de “um para muitos” com a tabela Fato. É a Dimensão que permite a visualização das informações por diversos aspectos e perspectivas.

As Fatos contém as métricas. Possui o caráter quantitativo das informações descritivas armazenadas nas Dimensões. É onde estão armazenadas as ocorrências do negócio e possui relacionamento de “muitos para um” com as tabelas periféricas (Dimensão).

Continua após a publicidade

A modelagem dimensional possui dois modelos: o modelo estrela (star schema) e o modelo floco de neve (snow flake). Cada um com aplicabilidade diferente a depender da especificidade do problema. As Dimensões do modelo estrela são desnormalizados, ao contrário do snow flake, que parcialmente possui normalização.

A estrutura relacional diferencia-se da estrutura multidimensional principalmente devido a normalização, pouca redundância e a frequência de atualizações suportadas. A estrutura multidimensional possui, normalmente, desnormalização de tabelas, alta redundância e suporta periodicidade de atualizações de dados muito menor do que uma estrutura relacional convencional.

É de grande importância uma boa modelagem multidimensional para permitir bom desempenho, intuitividade e escalabilidade em um DW, que é o grande suporte da solução de BI. A cautela e empenho no planejamento e elaboração da modelagem poderá garantir, a médio e longo prazo, um armazém de dados de qualidade com insights valiosos para toda a organização no uso do BI.