A importância do PMO no planejamento de projetos logísticos

Por Colaborador externo | 23.09.2014 às 08:17

Por Rodrigo Recchia*

O segmento de operadores logísticos baseia-se, em grande parte, na elaboração e implementação de projetos para atender às normas técnicas e adaptar-se às novas tecnologias. Adequando-se aos processos e características de seus depositantes e garantindo também o prazo e a qualidade no manuseio, transporte e entrega das mercadorias aos clientes finais, o PMO (Project Management Office) oferece inúmeras vantagens competitivas à empresa para o planejamento e execução de seus projetos.

Uma organização com maturidade em gerenciamento de projetos pode fazer uso de um PMO para chegar à excelência de atendimento esperada pelo seu cliente. Logo, não basta ter somente a infraestrutura e tecnologia adequadas, é necessário saber utilizá-las, tendo projetos estratégicos que gerem competitividade e liderança em seu segmento.

Diante deste cenário, eis que surge uma questão: Qual a importância de um PMO para o desenvolvimento de projetos logísticos de uma empresa? O PMO atua como organizador dos projetos de uma empresa, definindo suas prioridades e subsidiando, através de diversos critérios, a tomada de decisões pela alta administração. Possibilita, assim, promover o cumprimento das metas estabelecidas e servir de suporte aos gerentes de projetos na execução dos objetivos traçados pela empresa.

A customização de softwares logísticos como WMS (Warehouse Management System) e TMS (Transportation Management System) se faz constante neste ambiente de intensas transformações, exigindo, desse modo, planejamento e organização. Acoplar as estratégias advindas da utilização do PMO no acompanhamento das soluções implementadas por tais softwares favorece a redução de custos e prazos, evita o retrabalho e garante a qualidade dos resultados.

O setor de PMO pode, portanto, atuar de diversas maneiras, como, por exemplo, ser o “elo” da área estratégica com a área de projetos, ou mesmo gerar ideias e propor alternativas para o setor operacional. Logo, por se antecipar às mudanças no mercado e por ter como característica a pesquisa e o planejamento, a presença de uma equipe de PMO, auxiliando na execução de projetos, será cada vez mais imprescindível para uma empresa se manter competitiva.

*Rodrigo Recchia é gestor do produto WMS da Store Automação, companhia de Tecnologia da Informação especializada no setor logístico