Snapchat estaria considerando abrir capital na Bolsa em breve
Por William Nascimento | 08 de Setembro de 2016 às 10h58
Segundo pessoas próximas, o Snapchat estaria conversando com banqueiros para iniciar uma Oferta Pública Inicial (IPO) no final deste ano ou no início de 2017. Isso faria com que a empresa saísse na frente de outras startups de tecnologia do setor privado. A companhia parece que ainda não contratou um banqueiro para gerir o processo de abertura de capital, sugerindo que não há um cronograma definido sobre a questão.
"Se e quando formos a público dependerá de uma variedade de fatores, muitos dos quais estão além do nosso controle", disse um porta-voz do Snapchat. O CEO da empresa, Evan Spiegel, demonstrou interesse em abrir capital da empresa já no ano passado. "Nós precisamos de IPO. Temos um plano para fazer isso", disse. Spiegel, que tem o hábito de contrariar as práticas tradicionais das empresas no Vale do Silício, afirmou a investidores que não tem interesse em comprar a ideia de que é melhor ficar privado por mais tempo.
A última avaliação referente ao valor de mercado do Snapchat sugere que a empresa chegou aos US$ 16 bilhões. Um dos principais empecilhos para a Oferta Pública Inicial é a recente geração de receitas da plataforma. O Snapchat só começou a vender publicidade no meio do ano passado. De acordo com pessoas próximas, a expectativa é que a companhia alcance US$ 300 milhões em receita em 2016. A maior parte dessa quantia vem de anúncios em vídeos, que aparecem entre os snaps, e também de canais patrocinados de empresas de mídia. O Snapchat também oferece filtros patrocinados para serem utilizados pelos usuários.
Para o próximo ano, a startup projeta US$ 1 bilhão em receitas. Isso porque os investidores acreditam que ela pode se beneficiar do interesse de anunciantes em diversificar as mídias de divulgação. Atualmente, o aplicativo está registrando cerca de 10 bilhões de visualizações por dia, algo bastante relevante para vender anúncios. Com isso, a empresa espera ser bem-sucedida ao abrir seu capital. Para comparação, o Facebook registrou US$ 3,7 bilhões em receitas em 2011 antes de sua oferta pública. O Twitter registrava cerca de US$ 254 milhões em receitas em 2013.
Apesar da boa expectativa em torno do IPO, o Snapchat deve enfrentar uma concorrência cada vez maior do Instagram, Facebook e YouTube. Para superá-los, o aplicativo está adicionando recursos e expandindo sua base de usuários internacionalmente, abrindo escritórios no Reino Unido, França e Austrália. Recentemente, executivos do Snapchat demonstraram interesse em realidade virtual e na aquisição de startups do setor. Desde que iniciou suas operações, a empresa já acumula mais de US$ 2,5 bilhões em financiamentos, o que mostra que os investidores confiam em seu modelo de negócios.
Fonte: The Information