LINE consegue o maior IPO tecnológico do ano, mas vê dificuldade para crescer

Por Redação | 15 de Julho de 2016 às 10h27

O aplicativo de mensagens LINE conseguiu a maior oferta pública de ações de uma empresa de tecnologia neste ano até o momento. As ações da empresa subiram mais de 26% e fecharam valendo em torno de US$ 41,50 cada. A empresa está servindo como exemplo para mostrar que o apetite dos investidores por ações de companhias tecnológicas ainda é considerável. O LINE havia projetado ir para o mercado de ações em 2014, mas descartou seus planos por duas vezes esperando por condições de mercado mais favoráveis.

Apesar da IPO bem-sucedida, a verdade é que a companhia está com dificuldades administrativas. O crescimento da base de usuários do app está abrandando consideravelmente nos últimos meses e a empresa está enfrentando a concorrência forte de rivais como Facebook e Snapchat. Atualmente, o LINE domina o mercado de mensageiros no Japão, Tailândia e Taiwan.

Line

Em uma entrevista, Jungho Shin, executivo da empresa, deu mais detalhes de como a companhia pretende crescer nos próximos anos. "Nós estamos tentando expandir nosso serviço, não apenas mensagens, mas conteúdo, navegação em carros e muito mais. O serviço de mensagens é apenas uma dimensão [do nosso negócio]", disse Shin. Ele também afirmou que a empresa está focada em algo que ele chamou de "culturalização", um processo pelo qual o LINE vai desenvolver serviços e recursos adaptados às necessidades dos usuários em mercados individuais. Com isso, a empresa espera ganhar vantagem sobre rivais como o Facebook.

O próximo mercado que a companhia tentará explorar é a Indonésia, um país com cerca de 250 milhões habitantes que está apresentando um crescimento próximo ao de seus vizinhos no sudeste asiático. Reconhecendo que o LINE não pode ter grandes gastos por um longo período, Shin acredita que o processo de "culturalização" é fundamental para o sucesso da empresa. O executivo também disse que está atento às novas tendências como a realidade virtual e ao repentino sucesso do Pokémon GO.

Via Re/Code

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.