Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

BNDES planeja criar setor na bolsa de valores de São Paulo para empresas de TI

Por| 07 de Março de 2013 às 14h16

Link copiado!

BNDES planeja criar setor na bolsa de valores de São Paulo para empresas de TI
BNDES planeja criar setor na bolsa de valores de São Paulo para empresas de TI

O BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social) afirmou nesta quinta-feira (7) que estuda a criação de um setor dentro da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) voltado para as empresas nacionais de Tecnologia da Informação que planejam abrir seu capital e conquistar investimentos. A medida é muito parecida com o que acontece na Nasdaq, nos Estados Unidos, considerada a bolsa preferida do mercado de tecnologia. As informações são do jornal A Folha de S. Paulo.

O órgão planeja acelerar o processo de busca por investimentos de empresas que já estão listadas na Bovespa e ampliar as vendas de ações a partir das tendências detectadas por seu braço na bolsa, o BNDESPar. Empresas como Totvs, Linx e Bematech receberam investimentos do banco nacional antes mesmo de iniciarem suas atividades na bolsa de valores, e o BNDES também planeja concentrar as empresas de TI no Bovespa Mais, grupo este que possui normas mais rigorosas no quesito transparência nos negócios.

Atualmente, o BNDES tem participação comercial em mais de 30 empresas brasileiras do setor de TI e para receberem os investimentos do órgão, as companhias tiveram que passar por uma série de análises de transparência e prestação de contas. Além disso, o banco acredita que o setor deve crescer muito no Brasil nos próximos anos e, somente entre 2011 e 2012, ele ampliou sua participação no PIB (Produto Interno Bruto) do país de 4,5% para 5,2%.

A assessoria de imprensa da Bovespa negou ao site Olhar Digital que tenha intenções de criar uma 'Nasdaq brasileira' e que não há qualquer projeto para a destinação do Bovespa Mais apenas para as empresas de tecnologia. Portanto, o projeto é uma iniciativa apenas do BNDES e a bolsa de valores não confirmou as informações de que ela trabalharia em conjunto com o banco para otimizar as vendas de ações das companhias no setor de TI que passam pelo BNDESPar.