IBM lança serviço de transações internacionais por blockchain

Por Wagner Wakka | 19 de Março de 2019 às 22h10
Tudo sobre

IBM

Saiba tudo sobre IBM

Ver mais

A IBM anunciou nesta terça-feira (13) uma nova rede de pagamentos em tempo real chamada de IBM Blockchain World Wire. O novo serviço deve facilitar pagamentos internacionais usando sistemas de segurança baseados em blockchain. Segundo comunicado da companhia, a rede é desenhada para acelerar pagamentos entre países, oferecendo uma rede que permite não só enviar e receber montantes, mas também oferece um sistema de comunicação integrado e protegido.

“Nós criamos uma novo tipo de rede de pagamentos feito para acelerar envios e transformar pagamentos internacionais de forma a facilitar a movimentação de dinheiro em países mais carentes disso”, explica Marie Wieck, gerente geral do serviço. “Criando esta rede, na qual instituições financeiras têm acesso a uma série de ferramentas digitais, nós esperamos expandir a inovação e melhorar a inclusão financeira em todo mundo”, completa.

A ferramenta já está disponível para mediar transações em 72 países. No total, é possível enviar 47 moedas diferentes usando 44 bancos em todo mundo. Na lista, o real brasileiro aparece como uma das moedas estáveis, assim chamadas a unidades monetárias que não são criptografadas. O Bradesco aparece como único banco brasileiro internacional a oferecer o serviço.

“O Bradesco constantemente adota inovações que podem melhorar a experiência e melhora a eficiência para seus clientes. O World Wire Network é direcionado para ambos aspectos,além de oferecer uma oportunidade valiosa para o Bradesco e seus clientes no Brasil”, comenta Luiz Carlos Brandao Cavalcanti Junior, diretor executivo de inovação e canais digitais do banco.

Para garantir a segurança, a IBM usa um protocolo chamado Stella, que acompanha o caminho do dinheiro de ponta a ponta. A ideia é diminuir a quantidade de intermediários na transação, o que também reduz a possibilidade de problemas neste meio tempo. Além disso, o sistema também garante uma movimentação mais rápida, prometendo apenas “alguns segundos” até mesmo para transações internacionais. Além do real, também há possibilidade transações em dólar, euro, rublo, won e outros.

Caso você queira saber como fazer transações pelo serviço, basta entrar na página do IBM Blockchain World Wire.

Fonte: IBM

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.