IBM anuncia primeira iniciativa para criar "páginas amarelas" do blockchain

Por Rafael Rodrigues da Silva | 18 de Setembro de 2018 às 08h20
Tudo sobre

IBM

Saiba tudo sobre IBM

Ver mais

Na última quinta-feira (13), a IBM anunciou algo que certamente será um marco na história do blockchain: ela se tornou uma das fundadoras do HACERA Unbounded Registry. O objetivo da iniciativa é criar uma forma descentralizada de registrar, procurar, se inscrever e efetuar transações entre as diversas soluções de blockchain disponíveis.

A tecnologia atuará como uma espécie de “páginas amarelas” das iniciativas de blockchain, e funcionará com todas as principais do mercado atual, entre elas The Linux Foundation’s Hyperledger Fabric, Hyperledger Sawtooth, R3 Corda, EEA Quorum e Stellar Network.

Uma das primeiras parceiras da IBM no mundo dos blockchains, a HACERA o Hyperledger Fabric 1.0, lançado no ano passado. Agora, a nova parceria para a criação do Unbounded Registry tem a intenção de resolver os principais problemas que afligem o cenário blockchain, criando um sistema onde redes, aplicações e consórcios de blockchain possuam um nome registrado e que não será utilizado por nenhuma outra iniciativa. Outros objetivos são facilitar a descoberta de aplicativos e redes de blockchain pelos usuários e catalogar as funções e serviços específicos de cada domínio, tudo isso vinculado a uma única plataforma aberta e independente, cujo único intuito é ajudar o crescimento de toda a comunidade blockchain.

De acordo com o comunicado, a IBM acredita que o blockchain é a terceira grande revolução comunicacional (sendo o telefone e a internet as duas primeiras), e que o Unbounded Registry pode ter a mesma importância do que a lista telefônica e o DNS tiveram para as duas anteriores: facilitar a comunicação entre consumidores e provedores de um serviço, permitindo uma transação mais segura e fomentando as inovações que certamente surgirão dessa integração facilitada.

Fonte: IBM

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.