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Como garantir que seu site não caia durante a Black Friday

Por| Editado por Bruno Salutes | 20 de Novembro de 2019 às 23h30

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Uma das coisas mais frustrantes que podem acontecer durante as compras virtuais na Black Friday é não conseguir finalizá-las porque o site “caiu” (principalmente depois de ter passado bastante tempo escolhendo minuciosamente cada item). Durante a data, os e-commerces devem se atentar a maneiras de prevenir que isso aconteça, uma vez que esse problema tão incômodo pode levar à perda de clientes.

Dizer que um site caiu significa, em suma, que a plataforma do e-commerce não conseguiu suportar a quantidade de acessos simultâneos.

Black Friday: por que um site cai na data?

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De acordo com uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), os sites que costumam cair mais por receber muitos acessos são os voltados para o ramo da tecnologia, com itens de informática, smartphones e outros eletrônicos. Em segundo lugar, estão os sites de moda e decoração, que também são muito acessados durante a data comercial.

Para evitar que determinado site caia durante a Black Friday, um site deve sempre realizar sua manutenção preventiva, monitorando a performance de suas páginas e de seus servidores, bem como desenvolver soluções específicas que o tornem cada vez mais ágil e estável.

Além do grande número de acessos, os motivos que levam um site a cair na Black Friday envolvem também uma infraestrutura mal organizada ou, até mesmo, ataques de hackers que visam interceptar dados ou atrapalhar as vendas. Por isso, é fundamental que cada site tenha uma equipe disponível para garantir sua segurança durante uma data tão movimentada.

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Sites na Black Friday: como resolver bottleneck

O “bottleneck” (também chamado de “gargalo de acessos”) ocorre quando os servidores de um site não têm capacidade suficiente para suportar o volume de dados gerados simultaneamente. A solução para esse problema consiste em realizar cálculos que analisam qual é a capacidade necessária para cada pico de acessos, principalmente durante a Black Friday. Assim, é possível determinar a quantidade de servidores necessários para processar o volume de dados.

Essa prática aumenta o número de servidores e permite que uma quantidade maior deles fique disponível para dividir a carga quando o número de acessos aumentar, impedindo dificuldades de navegação.

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Sites na Black Friday: erros de programação

É necessário ter uma equipe de desenvolvedores para acompanhar as transações de compra em tempo real, identificando erros e corrigindo-os de imediato. Isso evita que o consumidor desista ou não receba o produto corretamente por conta de uma finalização que deu errado.

A contratação dessa equipe ou preparo de profissionais já presentes na empresa pode acontecer ao longo do ano, para que, durante a Black Friday, o site esteja funcionando a “pleno vapor”.

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Site na Black Friday: proteção contra hackers

É imprescindível que o site se proteja contra hackers durante a data, uma vez que criminosos constantemente renovam suas artimanhas para burlar os sistemas de segurança dos e-commerces (além de, é claro, tentativas de clonagem dos cartões de seus clientes). Para impedir que isso aconteça, vale recorrer à criptografia, que protege a loja e pode até mesmo aumentar o número de clientes, já que os visitantes do site se sentirão mais seguros.

Além disso, é importante utilizar sistemas de segurança que possam detectar tentativas de ataques DDoS, quando hackers usam sistemas robotizados que operam em alta velocidade justamente para derrubar um site. Um bom recurso é usar uma ferramenta que detecte muitos acessos de um mesmo IP ao mesmo tempo, e interrompa sua conexão com o site.

Tomando todas essas precauções, as chances de um site cair na Black Friday diminuem consideravelmente, garantindo a satisfação tanto de seus consumidores quanto dos donos da empresa!