Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Momo | Japonesa misteriosa ameaça internautas e assusta usuários do WhastApp

Por| 19 de Julho de 2018 às 18h52

Link copiado!

Momo | Japonesa misteriosa ameaça internautas e assusta usuários do WhastApp
Momo | Japonesa misteriosa ameaça internautas e assusta usuários do WhastApp

Um usuário do Facebook publicou que havia recebido uma ligação em seu telefone originada pelo número +81 345102539, com prefixo indicando ser um telefone registrado no Japão. A chamada vinha acompanhada de uma bizarra foto de perfil, que pode ser vista abaixo. Nas mensagens enviadas pelo número, a criatura mostrava conhecer o usuário do Facebook de forma íntima, chegando a acertar informações sobre seus familiares e onde viviam. Em seguida, o contato desconhecido começou a mandar fotos de meninas mortas e mensagens como "elas me lembram sua irmã".

Quando a história veio a público, milhares de internautas tentaram contato com o número por meio do WhatsApp. Lá, ao inserir o número de telefone, além da foto assustadora usada no perfil, há o nome Momo e alguns símbolos em katakana, um dos alfabetos japoneses. Quando os símbolos são traduzidos com ferramentas online, a frase "As pessoas me chamam de L" aparece.

Não faltam relatos de usuários das redes sociais que receberam as ameaças de Momo, ou L. É comum ver vídeos e capturas de tela mostrando que a pessoa do outro lado é capaz de se comunicar com fluência em diversos idiomas, além de sempre encontrar informações pessoais para ameaçar quem dá papo para ela.

Os redatores mais sem juízo do Canaltech até tentaram chamar Momo para brincar, mas sem sucesso. No WhatsApp, o perfil não conecta desde 11 de julho. Entretanto, as infomações repassadas pelos relatos no Facebook ainda estão disponíveis, como é possível ver na captura de tela abaixo:

Continua após a publicidade

As lendas contam que Momo ou L seria o espírito de uma jovem japonesa brutalmente assassinada que está presa na rede, procurando vingança. Entretanto, por mais que a imagem seja assustadora, internautas descobriram quese trata de uma escultura de "mulher-pássaro", de propriedade de uma galeria de arte especializada em estética grotesca localizada em Ginza, Tóquio.

Especialistas em segurança na internet afirmam, entretanto, que Momo se trata de um golpe. Na opinião de Camilo Gutiérrez, chefe do departamento latino-americano da empresa de segurança cibernética ESET, as informações pessoais utilizadas por Momo para ameaçar quem cruza seu caminho são entregues ao contato no momento em que o número de telefone japonês é adicionado na agenda: "São técnicas que chamamos de engenharia social, pelas quais tentamos enganar o usuário, neste caso, aproveitando a curiosidade de saber o que acontece se você escrever esse número", explica Gutiérrez.

Continua após a publicidade

Fonte: Play Ground via Facebook, Sputnik Brasil