Máscara de duzentos dólares consegue enganar reconhecimento facial do iPhone

Por Redação | 28 de Novembro de 2017 às 17h04
photo_camera divulgação

A empresa vietnamita Bkav criou um modelo de máscara impressa em 3D que é capaz de enganar o sistema de reconhecimento facial utilizado para desbloqueio do iPhone X. O quadro da máscara foi impresso em 3D com o uso de pó mineral e recebeu uma generosa camada de maquiagem para atingir um tom de pele convincente, enquanto o nariz foi feito em silicone também através de impressão 3D. As duas imagens que ocupam os lugares dos olhos, que utilizaram freqüências infravermelhas para serem captadas, foram impressas bidimensionalmente, como pode ser visto na imagem explicativa abaixo:

Pó mineral na impressão 3D da máscara, com imagem de olhos 2D captadas por infravermelho

O teste da máscara desbloqueando o novo smartphone da Apple foi filmado e está disponível no canal da Bkav no YouTube desde o último domingo (26) e conta com menos que 100 mil acessos. No vídeo, onde podemos ver o representante da Bkav resetar as informações de reconhecimento facial do iPhone X, configurá-las utilizando seu próprio rosto e, sem cortes perceptíveis, fazer o desbloqueio do smartphone utilizando apenas a máscara impressa. A proeza pode ser conferida abaixo:

Apesar de curiosa, essa falha na segurança dos iPhones X pode ser bastante perigosa. Visando a preservação dos dados de usuários do smartphone da Apple, a Bkav recomendou que não sejam utilizados os softwares de reconhecimento facial para transações bancárias enquanto não forem corrigidos os lapsos pela Apple. 

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Fonte: Apple Insider

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.