Distopia fashion: designers desenvolvem controversa linha de máscaras futuristas

Distopia fashion: designers desenvolvem controversa linha de máscaras futuristas

Por Nathan Vieira | 16 de Abril de 2020 às 14h24
enriquelopezgarre/pixabay

Imagine o seguinte: um contexto, no futuro, em que a máscara atualmente usada como método de prevenção para a doença que tem preocupado o mundo inteiro, COVID-19, passa a fazer parte definitivamente de nossa cultura e de nosso vestuário. Foi com essa possibilidade em mente que criativos designer ao redor do mundo compartilharam ideias no mínimo excêntricas (e até controversas) de máscaras que vão muito além daquela branca que as pessoas estão usando atualmente.

O designer Michael Soleo criou uma versão estilizada da máscara facial que permite que os deficientes auditivos façam leitura labial. Ele basicamente pensou "Ok, mas como as pessoas que dependem da leitura dos lábios se comunicarão nos próximos meses?" e trouxe à tona o design dessa máscara inclusiva e bem diferente do convencional. São as pequenas coisas, os designs simples que podem ter um grande impacto, não é mesmo? Veja a máscara que ele desenhou:

Máscara inclusiva desenhada por Michael Soleo

Enquanto isso, esta próxima máscara, criada por David Olivares, pode ser facilmente aberta e destacada para a escolha do usuário pela personalização. “A modularidade é a chave para fornecer produtos com qualidade superior, reduzindo o número de peças descartáveis ​​e proporcionando uma ótima experiência ao usuário. Nesse caso, você pode mudar a capa para combinar com sua roupa, as tiras para ajustar à sua cabeça ou um filtro diferente para atender às suas demandas diárias”, diz o criador da máscara em questão. Sendo assim, enquanto um deles foca na inclusão, outro tem em mente a sustentabilidade.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Máscara desenvolvida por  David Olivares

Já o designer Oliver Perretta criou uma máscara multifuncional: o produto não apenas filtra o ar, mas também atua como um monitor de qualidade do ar, transmitindo dados com precisão para o seu smartphone, ajudando você a estar ciente e a se manter seguro.

O designer Oliver Perretta desenvolveu uma máscara que atua como um monitor do ar, apontando se está seguro ou não

Falando em projetos multifuncionais, esse design de Zack Massos e Eitan Adika mescla uma máscara facial reutilizável com fones de ouvido, por meio da tecnologia de condução óssea. Basicamente, este híbrido de máscara facial e fone de ouvido poderia ajudá-lo a se deslocar e permanecer conectado enquanto também permanece seguro.

Máscara que também é fone de ouvido, desenhada por Zack Massos e Eitan Adika

Que tal um projeto ainda mais futurista e com uma pegada até mesmo espacial? Ugo Fontana e Matt K (da Itiwit) levaram a humilde máscara facial a outro nível com esta máscara facial completa, inicialmente projetada para soldagem, que permite que o usuário respire com facilidade em um espaço relativamente fechado, com uma extensa variedade de funções para ajudar o usuário a ficar confortável.

Ugo Fontana e Matt K desenvolveram máscaras inicialmente para a soldagem

Enquanto isso, o designer Roshan Hakkim tem como objetivo solucionar uma conseqüência desagradável da pandemia do COVID-19: os elementos não reutilizáveis. Outro profissional que tem em mente a sustentabilidade. A solução dele? Usar garrafas PET recicladas para criar escudos plásticos reutilizáveis. A máscara sustentável inspirada na Nike pode estabelecer as diretrizes para futuras pandemias.

Máscara feita com material reciclável: garrafa PET, desenhada por Roshan Hakkim

Agora que você já viu todas essas máscaras diferenciadas, já está pronto para ver a máscara infantil. Considerando como essa normalização do uso de máscaras afetaria as crianças, Oliver Perretta pensou em tornar esse processo mais confortável para o público infantil, criando essa máscara que permite que a criança se vista como seus animais favoritos e se divirta enquanto fica segura.

Oliver Perretta desenvolve máscara para públicos infantis

E para fechar com chave de ouro, essa lista termina com uma máscara esportiva, como o conceito que este modelo facial inspirado na New Balance, projetada pela IJ, traz:

Máscara facial esportiva, inspirada na New Balance

Fonte: Yanko Design

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.