Ativistas manipulam algoritmo do Google e Trump surge ao procurar por "idiota"

Por Patrícia Gnipper | 19 de Julho de 2018 às 07h57

Se você estiver procurando por "idiot" ("idiota, em português) no Google Imagens, você vai dar de cara com várias fotos de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos. E isso está acontecendo porque ativistas contrários a seu governo estão dando um jeitinho para manipular os algoritmos do Google, vinculando a palavra à imagem do presidente.

Parece que tudo começou no Reddit, com usuários votando em um post que continha uma foto de Trump vinculada à palavra "idiota". O motivo teria sido a visita do presidente estadunidense ao Reino Unido, com os usuários britânicos da rede social combinando esse protesto nada sutil. Eles também tentaram colocar a música American Idiot, do Green Day, no topo das paradas britânicas em "homenagem" à visita de Trump.

A façanha virou notícia porque, surpreendentemente, ainda é possível manipular os algoritmos da gigante, que estão em constante evolução. E a Google, em situações passadas em que usuários conseguiram vincular termos ofensivos ao nome de celebridades, decidiu não censurar tais buscas, mas sim priorizar resultados autênticos.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Fonte: The Guardian

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.