Arsenal nuclear dos EUA é controlado por disquetes dos anos 1970

Por Redação | 28.05.2016 às 09:45

Quando se imagina um arsenal nuclear, imagens de alta tecnologia e estruturas de defesa e proteção de dados gigantescas vêm à mente, certo? Mas quem se lembra dos disquetes de 8 polegadas, típicos dos anos 1970? Acredite se quiser, um relatório divulgado pelo Congresso norte-americano afirma que todo o serviço de defesa nuclear dos Estados Unidos é controlado por computadores antigos da IBM, com o uso de disquetes para o armazenamento de seus dados.

Dentro de toda a obsolescência, o relatório explica que “o Departamento de Defesa utiliza disquetes de 8 polegadas no sistema que controla as funções operacionais das forças nucleares nacionais, como os mísseis intercontinentais, os bombardeiros nucleares e os aviões de reabastecimento aéreo”. Para se ter dimensão de quão antiquado é isso, os disquetes utilizados entre os anos 1980 e 1990 tinham entre 5,25 e 3,5 polegadas!

Como se isso não bastasse, uma porta-voz do Pentágono afirmou que o sistema continua em uso porque ainda funciona. Porém, em resposta ao relatório divulgado, o Departamento de Defesa garantiu que todo o seu sistema de informática será completamente substituído até 2020 (quando os computadores estiverem completando 50 anos), e que os dispositivos de armazenamento de dados deverão ser atualizados até o final do ano que vem.

Fonte: GeeksAreSexy