Impressora 3D poderá imprimir carne artificial

Por Redação | 17.08.2012 às 18:46

Parece um tanto assustador, mas você já pensou em trocar os "cartuchos de sangue" das impressoras para poder imprimir o seu jantar? Algo semelhante está acontecendo nos laboratórios de Peter Thiel, da Thiel Foundation (fundação que defende e promove liberdade em todas as dimensões: política, econômica e pessoal) que está investindo em uma nova cultura de alimentos, chamada Modern Meadow, que combina carne in-vitro com impressão 3D.

Por mais que pareça estranho, um dia poderemos utilizar impressoras 3D para fabricar o mais valioso bem de consumo: nossa própria comida. O Breakout Labs de Peter Thiel acaba de investir US$ 350.000 no projeto Modern Meadow, uma iniciativa que pode terminar com um bife impresso a partir de materiais biológicos.

Se a nova investida de Peter Thiel der certo, a impressão de alimentos poderia ser de grande auxílio no combate à fome em várias partes do mundo. Com base no consumo per capita, a quantidade de terra arável necessária para alimentar e criar gado é muito maior que a necessária para gerar alimento direto para a mesa de jantar.

Se quisermos manter a carne como ingrediente indispensável em nossa dieta e, ao mesmo tempo, manter um fornecimento sustentável de alimentos, talvez a impressora de carne seja uma boa alternativa para manter os suculentos bifes em nosso cardápio.