Geek constrói planta cuspidora de fogo, à la Super Mario Bros.

Por Redação | 15.05.2013 às 08:40

Quando você pensa que já viu de tudo nesse mundo, é porque não viu nada. Tem geek com muita força de vontade e tempo livre por aí, e um deles resolveu criar nada menos que aquela planta carnívora gigantesca que sai dos canos e cospe fogo no jogo Super Mario Bros. Caleb Kraft, do Hack a Day, ensina como se faz a delicada plantinha para enfeitar o jardim de casa.

A planta em si é feita praticamente de espuma e papelão. Caleb fez um vídeo mostrando como se constrói, passo a passo, o enfeite de 2 metros de altura e alega que "é muito fácil, mas leva algum tempo". Mas adverte que os sistemas cuspidores de fogo são perigosos, e que só deram certo depois de muitas tentativas e erros.

Para fazer a planta cuspir uma breve chama — e não causar um incêndio ou fazer um show pirotécnico —, ele usou pequenas garrafas de gás butano. Para fazer o 'caule' da planta, ele utilizou um tubo largo de PVC, com um servo e um êmbolo montados no fundo. Na parte superior (a tampa do tubo) ele fez um pequeno furo com um longo tudo de latão, que se estende para fora.

A garrafinha de gás butano é guiada até o furo com a ajuda de um copo de plástico usado, portanto, para que o 'canhão' funcione bem, é preciso parafusar tudo em seus devidos lugares, a fim de que o êmbolo empurre a garrafa para fora e crie a chama.

No vídeo (em inglês), ele explica e mostra o projeto:

Repare no vídeo que um pequeno elástico de borracha prende a garrafa no furo, para que ela não se solte nem encha toda a câmara de PVC de gás butano e cause um acidente.

Assim, quando se pressiona o botão, o servo empurra a garrafa para cima, soltando o gás por todo o tubinho de latão, de maneira bastante simples e eficiente. O resultado são bolas de fogo bastante parecidas com as que vemos nos jogos. No primeiro projeto, a planta 'cuspia' bolas de fogo relativamente pequenas para seu tamanho. Caleb resolveu, então, fazê-la ficar mais 'nervosa' e caprichou na dose de gás butano comprimido, criando labaredas que simplesmente jorram em direção ao céu.

É claro que Caleb não iria deixar seu projeto descaracterizado. Com a ajuda de espuma, papelão e mais tubos de PVC, ele construiu o corpo da planta e depois pintou de acordo com as cores do jogo.

Apesar de Caleb tentar ensinar como se deve fazer uma planta à la Mario Bros., nós do Canaltech não recomendamos que você tente fazer isso em casa ou sem a ajuda de um profissional que saiba tomar todas as medidas de segurança. Na verdade, Caleb correu riscos de incêndios e queimaduras, mas o resultado final ficou bem interessante: a planta pode 'cuspir' fogo a uma altura de 2 a 3 metros! Por isso, conhecimento, precaução e equipamentos necessários são indispensáveis.