'Pequena falha' em GPS leva idosa à Croácia ao invés de Bruxelas, na Bélgica

Por Redação | 15 de Janeiro de 2013 às 13h23

Muitas pessoas costumam relatar problemas com seus navegadores GPS, que os fizeram errar caminhos e até demorar muito mais tempo para chegar ao seu destino. Na Europa, uma senhora de 67 anos acabou indo parar na Croácia ao invés da cidade de Bruxelas, na Bélgica, devido a uma falha grave em seu aparelho de localização.

Sabine Moreau saiu do vilarejo de Solre-sur-Sambre, na Bélgica, no dia 5 de janeiro, para encontrar uma amiga em uma estação de trem na capital do país. Colocou o endereço em seu navegador GPS e iniciou sua viagem sem perceber que o aparelho a estava mandando para a direção errada.

"Eu vi todo tipo de tráfego passar. Primeiro em francês, depois em alemão. Colônia, Aachen, Frankfurt... mas eu não perguntava, apenas acelerava", afirmou Sabine ao jornal belga Het NiewsBlad. Durante a viagem, que deveria levar cerca de uma hora, a idosa abasteceu seu carro duas vezes, envolveu-se em um pequeno acidente de trânsito e parou seu carro para um cochilo de algumas horas.

Sabine Moreau

Sabine Moreau

A motorista rodou 1.450 quilômetros até chegar à cidade de Zagreb, na Croácia, mas seu plano original era rodar apenas 144 quilômetros até Bruxelas. Seus amigos acharam muito estranho seu sumiço e acionaram a polícia, que chegou a vasculhar a casa de Sabine atrás de provas sobre o seu desaparecimento e iria começar a investigar em outras regiões quando ela entrou em contato, avisando onde estava.

A jornada de Sabine Moreau ainda se estendeu por mais alguns dias, pois ela voltou para casa dirigindo e usando o mesmo GPS para se orientar - ou não. "Estranho? Talvez, mas eu só estava distraída e preocupada", explicou a motorista.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.