Empresa norte-americana planeja vender código genético para anunciantes

Por Redação | 04 de Junho de 2013 às 09h30

Se você acha que os anúncios personalizados nas redes sociais com base em seu histórico de navegação já são assustadores demais, então se prepare para cair de costas com essa notícia: uma empresa norte-americana planeja vender sequências de DNA para agências publicitárias, garantindo assim anúncios ainda mais personalizados com base no seu código genético.

A Miinome planeja sequenciar o DNA dos interessados em 'vender' suas informações genéticas, e o resultado dessa análise será repassado aos anunciantes. Além dos anúncios personalizados, a companhia garante que estes dados poderão ser usados também por pesquisadores. "Pode ser qualquer coisa desde a doação de suas informações para filantropia, como um estudo da Associação Americana de Diabéticos, até para a economia de alguns produtos", afirmou ao MIT Technology Review Paul Saarinen, CEO da Miinome.

A companhia garante que ninguém precisa ficar preocupado com sua privacidade, já que ela analisa e revende os dados do DNA apenas de pessoas interessadas e que se proponham a participar da experiência. No entanto, acredita-se que a técnica possa demorar alguns anos para se consolidar no mercado, já que a análise do código genético de uma pessoa não é um processo barato e pode custar, em média, US$ 9.500 (cerca de R$ 20 mil). Técnicas de análise parcial do DNA também já existem e são mais baratas, custando cerca de US$ 700 (R$ 1.492).

Redes sociais como Twitter e Facebook possuem espaço reservado em seus servidores e softwares próprios para a análise e gerenciamento de informações dos usuários com base em DNA, segundo informações da Miinome. E a empresa ainda afirma que o objetivo desse projeto é fazer com que as pessoas compartilhem seus dados genéticos da mesma forma que compartilham outros conteúdos em seus perfis sociais.

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