Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

COVID-19 | Verizon lança mecanismo de pesquisa com 44 mil artigos científicos

Por| 13 de Abril de 2020 às 16h50

Link copiado!

COVID-19 | Verizon lança mecanismo de pesquisa com 44 mil artigos científicos
COVID-19 | Verizon lança mecanismo de pesquisa com 44 mil artigos científicos
Tudo sobre Verizon

A Verizon, holding norte-americana de telecomunicações, criou um mecanismo de pesquisa para ajudar profissionais da área médica e pesquisadores a encontrar dados sobre o COVID-19. Desenvolvedores da companhia construíram o mecanismo de busca de código aberto usando a Vespa, uma tecnologia própria que processa toneladas de dados.

A Vespa é usado pela Verizon para segmentação de anúncios, personalização e recomendação de artigos no Yahoo.com. Para o projeto do COVID-19, a empresa indexou mais de 44 mil artigos relacionados à doença usando palavras-chave para que os pesquisadores possam encontrar facilmente as informações. Apesar de ser voltado aos profissionais ligados à saúde, o mecanismo está disponível para qualquer pessoa.

O que há de diferente em relação a outros mecanismos de pesquisa é que a Vespa combina vários métodos diferentes para encontrar as melhores respostas. A tecnologia casa texto e pesquisa estruturada com exploração por semelhamça quântica usando o modelo scibert-nli. Este é um modelo de linguagem de mineração de dados pré-treinado para pesquisar com eficiência o texto científico.

Profissionais da área podem acessar os dados por meio da API CORD-19. Mas, se você quiser, também é possível baixar o código e executar o aplicativo em seu próprio servidor.

Continua após a publicidade

Fonte: ZDNet