Sensor Kinect pode funcionar como método mais barato de análise de Big Data

Por Redação | 26 de Maio de 2014 às 10h55

Quando a Microsoft lançou o Kinect para o Xbox 360, talvez a empresa não tivesse imaginado que o acessório fosse ganhar inúmeras funções além dos jogos. Hoje o periférico já é usado por inúmeros setores, desde a área médica até a militar. Novas aplicações para o sensor de movimentos não param de surgir e uma delas começará a ser usada em breve no setor corporativo.

Segundo o site InformationWeek, a multinacional de logística DHL decobriu que o mecanismo de captura presente no Kinect também pode ser utilizado para análise de Big Data. O diretor de pesquisa e desenvolvimento da companhia, Dr. Marcus Kückelhaus, descreveu em um documento do final de 2013 que o gadget da Microsoft, lançado em 2010, teria como objetivo escanear volumes e outras estruturas tridimensionais para gerenciar o uso de espaço em armazéns, caminhões, navios e aviões.

Kückelhaus e o co-autor do relatório, Martin Wegner, destacam que o Kinect foi o primeiro aparelho capaz de analisar corpos em três dimensões que chegou ao consumidor final. Ou seja, o acessório é o primeiro disponível no mercado por um preço bem menor e com os mesmos fins que outras soluções usadas pela empresa anteriormente. Para os executivos, a digitalização de volume e estruturas 3D é algo essencial para empresas de logística, ainda mais pelo alto investimento em equipamentos com esse objetivo.

A DHL realizou os primeiros testes com um Kinect em uma central de distribuição. "Instalamos o sensor em cima de uma epilhadeira. Cada estrutura que passava pelo veículo tinha seu volume automaticamente analisado", explica Kückelhaus. Segundo ele, o método ajudou a companhia a economizar tempo para encontrar o melhor local para aquela estrutura e, como resultado final, deixou tudo mais organizado do que o procedimento comum adotado pelas corporações.

A solução baseada no Kinect cortou pela metade a quantidade de tempo de digitalização dos itens a serem armazenados. Além disso, a técnica saiu bem mais em conta que o processo envolvendo o escaneamento por laser. Nos Estados Unidos, a primeira versão do Kinect vendido sozinho, sem o Xbox 360, custa em média US$ 99.

"O uso do Kinect é uma boa demonstração de que o aparelho não é apenas algo para brincar, mas uma solução que poderia representar uma grande mudança na indústria de logística", conclui Kückelhaus.

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