Nova solução Big Data da EMC promete revolucionar a indústria

Por Redação | 02 de Abril de 2015 às 07h50

A EMC Corporation acaba de anunciou na última semana a Federation Business Data Lake, uma solução que inclui tecnologias líderes de armazenamento e de lógica de Big Data, que foram criadas pela EMC Information Infrastructure em parceria com a Pivotal e VMware. Essas tecnologias devem ajudar os clientes a usufruírem do novo mundo do Big Data, abrindo caminho para novas ideias e uma transformação revolucionária.

A Federation Business Data Lake foi implementada em apenas sete dias e simplifica bastante a tarefa complexa de criar um Data Lake. Ela foi projetada para que as organizações ganhem velocidade, autoatendimento e capacidade de expansão, permitindo que elas usem lógica analítica de Big Data para começar a tomar decisões de maneiras mais fundamentadas. A FBDL também se juntou à Enterprise Hybrid Cloud Solution como uma solução convergente da EMC Federation, que redefinirá a infraestrutura a fim de maximizar a velocidade e a agilidade das organizações de TI, que já vêm implementando data lakes e nuvens híbridas.

O potencial do Big Data está sendo impulsionado pelo crescimento dos dados dos aplicativos tradicionais e modernos, de sensores e dispositivos inteligentes e do grande volume de novos dados públicos, como os que são gerados pelos feed das redes sociais.

Os dados podem ser capturados e processados devido ao crescimento do armazenamento de baixo custo e da computação sem limites, além da invenção de tecnologias que permitem que sejam feitas análises em tempo real e conexão direta com a ação por meio de aplicativos e produtos.

Os Business Data Lakes já são uma grande prioridade corporativa, pois são capazes de preencher lacunas críticas deixadas pelo data warehousing. Um BDL também contém dados estruturados e não estruturados de uma ampla variedade de fontes e a lógica analítica se concentra na criação de modelos para prever o futuro. As empresas com data lakes bem sucedidas estão assumindo ou ampliando seu papel de líder de mercado.

Para que o Business Data Lake se torne eficaz, ele precisa oferecer três funções críticas. A primeira é a de armazenar os dados estruturados e não estruturados para todos os tipos de lógica analítica; a segunda é analisar e oferecer ferramentas modernas de gerenciamento de dados e de lógica analítica e, finalmente, revelar e agir fornecendo dados aos usuários e aos aplicativos para permitir mudanças em tempo real nos resultados, além de influenciar decisões importantes.

A Federation Business Data Lake vai ser lançada neste mês de abril no programa Directed Availability.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.