Mais de 60% das empresas no mundo planejam investir em Big Data em 2013
As empresas estão ansiosas para gastar dinheiro com Big Data, mas poucas têm um plano claro e definido sobre o que pretendem fazer com a tecnologia. De acordo com um novo relatório do Gartner, 64% das organizações pesquisadas já investiram ou pretendem investir em soluções de Big Data em 2013, perante 58% em 2012.
Dos 64% apontados pela pesquisa, 30% já investiram em tecnologias de Big Data, 19% planejam investir no próximo ano, e 15% pretendem investir nos próximos dois anos. No entanto, menos de 8% dos 720 entrevistados efetivamente implantaram a tecnologia de Big Data.
Ainda de acordo com a pesquisa do Gartner, dentre os principais setores que investiram em tecnologia de big data neste ano destacam-se os de mídia e comunicações (39%), bancos (34%) e serviços (32%). Em relação aos investimentos planejados para os próximos dois anos, esses devem ser puxados por empresas dos segmentos de transporte (50%), saúde (41%) e seguros (40%).
O Big Data deve conduzir US$ 34 bilhões dos gastos dedicados a TI em 2013, mas, apesar de as organizações estarem intrigadas com as promessas das soluções relacionadas a essa tecnologia, a maioria ainda está tentando descobrir como ela se encaixa em sua estratégia de negócios. "O hype em torno do Big Data continua impulsionando o aumento do investimento e atenção, mas não há solidez real por trás disso", avaliou Lisa Kart, diretora de pesquisas do Gartner.
A região da América do Norte lidera os investimentos, com 37,8% das consultadas admitindo já terem algum tipo de investimento específico em Big Data. Já na região Ásia Pacífico, 25,6% das companhias afirmam ter intenção de desenvolver a tecnologia nos próximos dois anos. Europa, Oriente Médio, África (EMEA) e América Latina seguem seu perfil histórico e devem demorar um pouco mais antes de apostar em novas tendências, relata a consultoria.

Embora muitas organizações ainda não estejam certas sobre em quais soluções de Big Data devem investir ou quanto pretendem gastar, o Gartner viu tendências em como eles planejam usar essa tecnologia: 49% querem aumentar a eficiência de sua empresa utilizando Big Data para reduzir custos e identificar riscos mais cedo, enquanto 55% esperam que a tecnologia os ajude a melhorar o serviço ao cliente; 42% das organizações querem desenvolver novos produtos e modelos de negócios que utilizam a visão adquirida graças ao Big Data, enquanto 23% querem monetizar as informações diretamente.
"O big data está crescendo transversalmente em todos os setores. Nas redes sociais, por exemplo, a aplicação do big data permite explorar quantidades gigantescas de dados úteis para que as empresas entendam e melhorem seu relacionamento com o consumidor", afirma Rodrigo Arrigoni, sócio diretor da R18, empresa especializada em social data analysis.
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.