Mais de 60% das empresas no mundo planejam investir em Big Data em 2013

Por Redação | 26 de Setembro de 2013 às 15h25

As empresas estão ansiosas para gastar dinheiro com Big Data, mas poucas têm um plano claro e definido sobre o que pretendem fazer com a tecnologia. De acordo com um novo relatório do Gartner, 64% das organizações pesquisadas já investiram ou pretendem investir em soluções de Big Data em 2013, perante 58% em 2012.

Dos 64% apontados pela pesquisa, 30% já investiram em tecnologias de Big Data, 19% planejam investir no próximo ano, e 15% pretendem investir nos próximos dois anos. No entanto, menos de 8% dos 720 entrevistados efetivamente implantaram a tecnologia de Big Data.

Ainda de acordo com a pesquisa do Gartner, dentre os principais setores que investiram em tecnologia de big data neste ano destacam-se os de mídia e comunicações (39%), bancos (34%) e serviços (32%). Em relação aos investimentos planejados para os próximos dois anos, esses devem ser puxados por empresas dos segmentos de transporte (50%), saúde (41%) e seguros (40%).

O Big Data deve conduzir US$ 34 bilhões dos gastos dedicados a TI em 2013, mas, apesar de as organizações estarem intrigadas com as promessas das soluções relacionadas a essa tecnologia, a maioria ainda está tentando descobrir como ela se encaixa em sua estratégia de negócios. "O hype em torno do Big Data continua impulsionando o aumento do investimento e atenção, mas não há solidez real por trás disso", avaliou Lisa Kart, diretora de pesquisas do Gartner.

A região da América do Norte lidera os investimentos, com 37,8% das consultadas admitindo já terem algum tipo de investimento específico em Big Data. Já na região Ásia Pacífico, 25,6% das companhias afirmam ter intenção de desenvolver a tecnologia nos próximos dois anos. Europa, Oriente Médio, África (EMEA) e América Latina seguem seu perfil histórico e devem demorar um pouco mais antes de apostar em novas tendências, relata a consultoria.

Investimentos em Big Data

Embora muitas organizações ainda não estejam certas sobre em quais soluções de Big Data devem investir ou quanto pretendem gastar, o Gartner viu tendências em como eles planejam usar essa tecnologia: 49% querem aumentar a eficiência de sua empresa utilizando Big Data para reduzir custos e identificar riscos mais cedo, enquanto 55% esperam que a tecnologia os ajude a melhorar o serviço ao cliente; 42% das organizações querem desenvolver novos produtos e modelos de negócios que utilizam a visão adquirida graças ao Big Data, enquanto 23% querem monetizar as informações diretamente.

"O big data está crescendo transversalmente em todos os setores. Nas redes sociais, por exemplo, a aplicação do big data permite explorar quantidades gigantescas de dados úteis para que as empresas entendam e melhorem seu relacionamento com o consumidor", afirma Rodrigo Arrigoni, sócio diretor da R18, empresa especializada em social data analysis­.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.