Investimentos em Big Data aumentam em 2014, aponta Gartner

Por Redação | 01 de Outubro de 2014 às 13h30

Um estudo mundial realizado pela consultoria Gartner mostra que 73% dos entrevistados pretendem ou já aplicaram investimentos para projetos de Big Data nos próximos dois anos. Esse número supera o de 2013, quando 64% dos entrevistados compartilhavam da mesma atitude.

Companhias que declararam não ter nenhum plano para Big Data caiu de 31%, no ano passado, para 24% em 2014. De acordo com a pesquisa, as empresas estão aplicando seus investimentos em tecnologia de maneira mais eficaz. Todos os resultados obtidos por meio do estudo em relação ao mercado de infraestrutura de Big Data na América Latina serão debatidos durante o evento Gartner Symposium/ITxpo 2014, que ocorrerá em São Paulo entre os dias 27 e 30 de outubro no Sheraton WTC Hotel.

O Gartner Research Circle realizou o estudo em junho deste ano utilizando 302 de seus membros. O objetivo era explorar os planos de investimentos das empresas em tecnologia relacionadas ao mercado de Big Data, além de obter informações sobre os estágios de adoção, dados, desafios sobre negócios resolvidos, tecnologias, entre outros. Com os números em mãos, a consultoria pode comparar os resultados obtidos em anos anteriores para avaliar a evolução do mercado.

Segundo Nick Heudecker, diretor de pesquisas do Gartner, "a América do Norte ainda lidera os investimentos em Big Data, onde 47% são reportados para a área em 2014, superior aos 37,8% no ano anterior". Heudecker ainda analisou que "todas as regiões apresentaram crescimento em investimentos quando comparados com o ano anterior".

Apesar dos números apontarem para um investimento maior, isso não leva a um aumento associado em empresas que atribuem a implementação de projetos de Big Data. Assim como em 2013, a maior parte do trabalho atual gira em torno de uma estratégia de desenvolvimento e criação de projetos piloto e experimentos.

Em 2013, apenas 8% das empresas reportaram que tinham aplicado projetos de Big Data para produção. Neste ano, este índice aumentou para 13% e, embora ainda seja relativamente pequeno, representa um bom crescimento. Segundo Heudecker, a queda de 6% em empresas que ainda reúnem conhecimento sobre Big Data e a expansão de 7% em experimentos apontam que as companhias estão evoluindo seu conceito e disposição de explorar oportunidades no setor.

Segundo Lisa Kart, diretora de pesquisas do Gartner, as mudanças mais dramáticas estão na melhoria da experiência dos clientes, especialmente nas áreas da saúde, seguros, transporte, varejo, bancos, além de mídia e comunicação. "Outra área que observamos aumento é no uso do Big Data para desenvolver produtos de informação, em que as companhias estão procurando rentabilizar seus dados. Isso é notável especialmente entre fornecedores de TI, manufatura e governo".

A consultoria continua a observar fortes investimentos planejados em todas as indústrias verticais, com o setor de mídia e comunicação liderando o grupo com 53% das empresas analisadas.

Fonte: http://computerworld.com.br/tecnologia/2014/09/29/empresas-aumentam-em-2014-investimentos-em-big-data-aponta-gartner/

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.