Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

BGS 2018 | Toda a magia de Kingdom Hearts 3 em duas demos fantásticas

Por| 16 de Outubro de 2018 às 10h48

Link copiado!

Square Enix
Square Enix
Tudo sobre Square Enix

Um dos jogos mais procurados da Brasil Game Show 2018 foi, sem dúvidas, Kingdom Hearts 3. Nas filas quilométricas que se formavam nos estandes da Sony e da Microsoft, com pessoas de todas as idades e de todos gêneros, o que mais se ouvia e se via era a animação e a ansiedade dos visitantes, que ficavam cada vez mais felizes à medida que se aproximavam das estações do jogo para finalmente testá-lo.

A reação não poderia ser outra, afinal são dez anos de espera por este jogo, e ele estava presente na BGS com duas demonstrações: uma voltada ao Olympus Coliseum, de Hércules; e outra com o cenário de Toy Story. Os visitantes, porém, só podiam testar um por vez, sendo necessário encarar outra fila gigante para colocar as mãos no game.

Felizmente, o Canaltech conseguiu testar ambas as demonstrações que estavam presentes, começando primeiramente com a demonstração de Toy Story, no cenário intitulado Toy Box (que pode mudar até o lançamento do jogo). Neste teste, fomos apresentados ao quarto de Andy, onde Woody, Buzz Lightyear, Rex e Porquinho observam escondidos a invasão de Heartless no recinto.

Continua após a publicidade

Quando eles decidem que é hora de atacar, Sora, Donald e Pateta aparecem no quarto de Andy e, após se verem transformados em bonecos (literalmente), eles também presenciam a invasão dos Heartless, mas decidem lutar contra os ditos cujos. É aqui que assumimos o trio principal. Vale lembrar que a jogabilidade é a mesma de sempre, com pouquíssimas diferenças.

Por sinal, um dos pontos altos da jogatina foi perceber o que foi agregado e o que foi adicionado à fórmula. Como fã de longa data da série, foi gratificante perceber que a Square Enix manteve o nível de precisão de comandos e movimentação fluída dos jogos mais recentes da franquia (talvez até melhor nesse quesito), além de trazer uma versão moderna do menu de habilidade e de magias e os Command Decks de Birth By Sleep, além das transformações da keyblade. É quase como um colírio para os olhos e uma massinha de modelar para os dedos — sejam estes calejados de tanto jogar outros Kingdom Hearts ou de novatos na série.

Enquanto controlamos Sora e sua keyblade com uma variedade de golpes terrestres e aéreos que atacam em todas as direções possíveis, Donald dá suporte com magias elementais ou de cura e Pateta ataca ou defende com o escudo. Ainda é possível fazer ataques conjuntos, realizando um combo logo após os aliados terem feito algo, ou ao se aproximar deles e apertar o botão que aparecer na tela. As habilidades especiais também estão presentes, bem como a invocação de uma espécie de varinha mágica que joga raios de luz nos inimigos, por exemplo.

Continua após a publicidade

Após derrotar a primeira leva de inimigos, Woody, Buzz, Rex e Porquinho surgem e se tornam aliados de Sora, Donald e Pateta. Eles revelam que muitos de seus amigos desapareceram, incluindo o dono deles, Andy, após uma figura misteriosa com um capuz preto ter aparecido dias antes. Com isso, os dois grupos se unem e decidem investigar se o encapuzado está por perto, indo até a loja de brinquedos que fica perto da casa onde estão.

É bastante nostálgico se movimentar pelo quarto de Andy, ver alguns outros brinquedos e localizações clássicas dos filmes, incluindo o quintal da casa. Ao sair dali, Woody e Buzz podem auxiliar nas batalhas, quando Sora invoca o foguete Rocket Ruckus e, juntos, os três o controlam como se fosse uma espécie de touro mecânico, atacando os inimigos com investidas ou lançando-o em um local selecionado para que ele exploda a área.

Depois de vasculhar o quintal e literalmente atravessar a rua, o grupo chega à loja de brinquedos Galaxy Toys, onde presenciam um dos encapuzados da Organização XIII, Xenahort, dizer algumas coisas sem sentido, como sempre. Na verdade, o personagem até deixa algumas pistas sobre onde estão os amigos de Woody, mas ele rapidamente desaparece e alguns Heartless dão o ar de sua graça.

Continua após a publicidade

Os robôs gigantes da loja de brinquedos também se rebelam e iniciam um combate contra o grupo. Woody e Buzz começam a lutar junto de Donald e Pateta, enquanto Sora assume um dos robôs e uma batalha de gigantes, literalmente, se inicia. A demonstração se encerra logo após o jogador dar cabo da frota de máquinas de brinquedo que aparece, deixando um gostinho gostoso de quero mais.

A segunda demonstração é no Monte Olimpo, cenário que já vimos outras vezes no mundo de Hércules. Aqui, porém, logo que Sora, Donald e Pateta aparecem em cena, são recepcionados por pedras gigantes que estão sendo atiradas do alto do coliseu. Então, eles avistam o Titã e percebem que há algo errado com ele. Afinal, porque o colosso de pedra está atirando rochas daquela forma?

A partir disso começamos a subir as paredes do Olimpo até, literalmente, alcançar o Titã — com uma ou outra batalha contra Heartless nesse meio tempo. A batalha contra o chefão se inicia assim que o trio de protagonista chega aos pés do gigante de pedra. É preciso primeiro atacar as duas bases do monstrão e, após isso, um caminho se abre para que Sora e os outros subam pelo corpo rochoso e alcancem a região de seu rosto.

Continua após a publicidade

Após isso, a última fase da batalha começa: é preciso focar os ataques nos dois pontos vermelhos do rosto do Titã. Em determinado momento, Sora pode invocar uma Atração da Disneylândia, sendo a desta ocasião a Big Magic Mountain. O brinquedo do parque foi transformado em uma mecânica de combate e, aqui, se transforma em uma montanha russa voadora que atira fogos de artifício enquanto sobrevoa a área — o que deixa a dúvida sobre como eles irão adaptar outros brinquedos, sendo que este já foi um deleite.

Vale lembrar, porém, que quando o jogador chama esse evento, ele tem um tempo limitado para usá-los e precisa prestar atenção nos socos que o Titã tentará dar. Nesses momentos, Donald ou Pateta irão avisá-lo, e então será necessário focar os tiros no ataque, antes que ele atinja os heróis.

É uma batalha relativamente fácil e rápida, e a demonstração se encerra logo após o jogador vencer o Titã. Aqui, foi possível apenas usar e vislumbrar o Big Magic Mountain, mas, na outra demonstração, Sora tinha outras Atrações, tais como o foguete que já foi comentado por aqui, e também era possível transformar a keyblade em uma espécie de martelo gigante de brinquedo.

Continua após a publicidade

Os gráficos e a trilha sonora continuam impecáveis: com bastante animosidade e com um show de cores, bem como melodias empolgantes nos momentos certos proporcionando um tom épico e emocionante. Kingdom Hearts 3 parece seguir bem a fórmula de sempre, trazendo algumas novidades em termos de jogabilidade, focadas na adaptação de modernização de design de gameplay e novas mecânicas de combate.

E já que estamos na parte mais técnica da prévia, vale a pena falar da câmera do jogo. Em ambas as demonstrações, este aspecto foi o que mais incomodou, já que, nas batalhas, ela não focava nos inimigos automaticamente e deixava tudo ainda mais confuso do que estava parecendo. Isso, claro, se pensarmos em Kingdom Hearts 3 como algo totalmente novo, nas mãos de jogadores de primeira viagem. Os veteranos talvez não tenham problemas por estarem acostumados a isso, ainda que seja incômodo; mas os novatos certamente se confundiriam manejando algo sem foco, em um jogo que tem um milhão de coisas acontecendo ao mesmo tempo durante os combates.

O que mais chamou atenção mesmo nas demonstrações, em especial na de Toy Story, é a ambientação e adaptação de Sora e seus amigos a este mundo, bem como a revisitação aos cenários clássicos que já vimos em outros jogos ou nos filmes, como no caso deste último. Resta saber o que a Square planeja com a história, já que este jogo, em teoria, deverá encerrar o arco principal que envolve o protagonista, Riku, Mickey, Organização XIII e tantos outros.

Continua após a publicidade

Kingdom Hearts 3 será lançado para Xbox One e PlayStation 4 no dia 29 de janeiro de 2019.