BGS 2019 | Tudo sobre o maior evento gamer da América Latina

Por Felipe Demartini | 09 de Outubro de 2019 às 10h14

Está chegando a hora tão esperada para muitos gamers brasileiros. O pontapé inicial na Brasil Game Show 2019 acontece nesta quarta-feira (09), começando uma verdadeira maratona de grandes lançamentos, propostas indies interessantíssimas, convidados nacionais e internacionais encontrando fãs e, principalmente, muita jogatina para quem é maluco por esse universo.

O evento acontece, mais uma vez, no Expo Center Norte, dos dias 9 a 13 de outubro, sendo que o primeiro é exclusivo para imprensa, convidados VIP e compradores dos pacotes de ingressos Camarote ou Premium. As entradas dão acesso aos estandes e áreas de meet and greet com os convidados, com o visitante podendo, a partir daí, escolher suas quests e missões secundárias para aproveitar a feira da melhor forma possível.

Aqui, porém, estamos falando do principal evento do calendário gamer nacional e latino-americano e o terceiro maior do mundo, com expectativa de 300 mil pessoas ao longo de cinco dias. É muita gente e bastante coisa para ver. Por isso, além da tradicional cobertura do Canaltech, você confere com a gente um guia com as principais atrações e novidades.

Jogos: o que todo mundo quer saber

Assim como as grandes feiras do setor, a BGS 2019 também será o espaço para testar algumas das grandes novidades que estão chegando ao mercado de games. Nos estandes das principais companhias do setor estarão disponíveis demonstrações de títulos que estão enchendo o gamer de ansiedade, que pode ser aplacada pelo menos um pouco durante o evento.

Duas dessas grandes e explosivas propostas estão no estande da Sony, um dos maiores do evento e também um dos locais de grande circulação. Aqui, as explosões de cabeça atendem pelos nomes de Final Fantasy VII Remake, um sonho que muita gente ainda nem acredita que é real, e Marvel’s Avengers, trazendo a visão da Crystal Dynamics e da Square Enix para o mundo dos Vingadores. Ambos poderão ser jogados na BGS 2019.

Outros destaques do espaço do PlayStation 4 são Call of Duty: Modern Warfare, em parceria com a Activision, e Nioh 2, da Koei Tecmo. Tem ainda Iron Man VR, para quem quiser experimentar voar por aí na pele de Tony Stark, e o glorioso Death Stranding, que não estará jogável, mas será assunto de apresentações de gameplay ao longo do evento.

Do outro lado da avenida, na Microsoft, será o momento de reunir as Esferas do Dragão. Dragon Ball Z Kakarot será um dos grandes destaques do espaço de Xbox na BGS 2019, que vem para demonstrar todo o seu foco em comunidade na forma de títulos competitivos e cooperativos, bem como uma série de demonstrações no palco, brincadeiras com os visitantes e uma enxurrada de brindes.

Quem passar por lá vai poder experimentar Bleeding Edge e o combate feroz proposto pela Ninja Theory; Battletoads e o grato retorno de um clássico da porradaria; Project Resistance e a nova proposta de batalha competitiva no universo de Resident Evil; e o belíssimo Ori and the Will of the Whisps, entre títulos recentes como Fortnite, Gears 5, Ghost Recon Breakpoint e eFootball Pro Evolution Soccer 2020.

Project Resistance, aliás, também é o destaque do estande da Warner Bros. A Capcom leva o título competitivo da série Resident Evil para o evento e dá aos jogadores a chance de experimentar essa nova proposta, que investe no estilo 4v1 para colocar um Vilão no controle de monstros e zumbis contra quatro sobreviventes. Quem preferir trocar uns tapas ou bater uma bolinha, porém, também pode contar com a presença de Mortal Kombat XI e FIFA 20.

Nintendo retorna à Brasil Game Show após uma ausência de anos (Imagem: Divulgação/BGS)

E aí chegamos a um retorno que vem sendo aplaudido pelos fãs. Após anos de ausência não apenas do evento, mas do mercado brasileiro como um todo, a Nintendo finalmente retorna à BGS com um estande gigantesco e trazendo na mala alguns de seus principais lançamentos para o Switch. O grande destaque do espaço, claro, será o vindouro Luigi’s Mansion 3.

Quem não teve a chance de experimentar alguns dos games recentes da marca, porém, também poderá fazer isso na BGS 2019. Vai ter The Legend of Zelda: Link’s Awakening, Super Smash Bros. Ultimate, Super Mario Maker 2, Super Mario Party e Mario Kart 8 Deluxe, entre outras atrações como os tradicionais bonecões da turma da Nintendo e um contato de perto com o Switch para quem ainda não teve a chance de colocar as mãos no console.

Cenário competitivo

Enquanto os grandes lançamentos aparecem nos estandes das grandes distribuidoras e fabricantes de consoles, quem curte o mundo dos eSports estará bem servido nos espaços dedicados ao PC, outro segmento que vem recebendo bastante atenção da BGS nos últimos anos. Para todo o lado estarão rolando disputas entre youtubers e visitantes, tardes de autógrafo com times profissionais ou partidas de exibição.

HyperX levará caminhão da RED Canids Kalunga para a BGS, onde vão rolar seletivas de Free Fire e League of Legends (Imagem: Divulgação/HyperX)

Sua chance de brilhar, por exemplo, pode estar no estande da HyperX, que vai realizar no evento uma série de peneiras em jogos como Free Fire e League of Legends. A participação das equipes do RED Canids Kalunga vai além da mera presença dos atletas e passa também pela oportunidade de alguns dos visitantes saírem de lá como um dos astros.

Enquanto isso, no estande da OEX Gaming, as equipes masculinas e femininas da VIVO Keyd darão as caras em partidas de exibição e amistosos de Counter-Strike: Global Offensive, League of Legends e Overwatch. O estande da Aorus também traz CS:GO, além de uma volta em realidade virtual pelas pistas de Project CARS 2.

Keoma Pacheco, um dos principais atletas brasileiros do circuito de jogos de luta, estará no estande da Razer mostrando sua habilidade em Street Fighter V. Enquanto isso, o espaço da Warner Bros. recebe as qualificatórias e a final de mais uma etapa da Pro Kompetition de Mortal Kombat XI, com direito à presença de grandes nomes do circuito como Bruno Henrique, o KillerXinok, e Pauloweb.

O evento ainda traz o Invitational de CrossFire e torneios masculino e feminino de CS:GO no palco de eSports da própria BGS. Aqui, nomes como paiN Gaming, W7M Gaming, VIVO Keyd e Team One fazem as honras e colocam as habilidades à prova diante da plateia presente, que também poderá encontrar seus atletas favoritos das modalidades.

Convidados internacionais

Ao mesmo tempo em que as partidas se desenrolam, o espaço de meet & greet também estará repleto de atrações. Da abertura até o fechamento do evento e em todos os seus dias, passarão por ali algumas das principais celebridades do mundo dos games, que darão autógrafos e conversarão com os fãs em diferentes oportunidades.

E a lista de 2019, mais uma vez, é robusta. A BGS traz, pela primeira vez ao Brasil, John Romero, o lendário designer de games como Doom; D.C. Douglas, dublador de Albert Wesker em inúmeros games da série Resident Evil; e o grande destaque: o trio de protagonistas de GTA V. Steven Ogg, Ned Luke e Shawn Fonteno finalmente se reúnem para virem ao Brasil encontrar os fãs de um dos games mais populares de todos os tempos.

Enquanto isso, figurinhas carimbadas também estarão por aqui. A BGS recebe mais uma vez Shota Nakama, compositor que também vai trazer ao público o incrível show de sua Video Game Orchestra; Charles Martinet, o clássico dublador do Mario; e Yoshinori Ono, produtor de Street Fighter. Ainda tem Hidetaka Miyazaki, o lendário criador de Dark Souls e Bloodborne, que não terá sessão de meet and greet aberta ao público, mas aparecerá diante dele na quinta-feira (10), quando recebe um prêmio pelo conjunto da obra e marca seu nome no Hall da Fama do evento.

Yoshinori Ono, da Capcom, retorna à Brasil Game Show mais uma vez para representar Street Fighter (Imagem: Reprodução/Felipe Demartini)

Isso sem falar, claro, na chuva de influenciadores, youtubers e outras celebridades que estarão na feira durante todos os dias. Vale a pena dar uma conferida na agenda de meet and greets no site oficial da BGS 2019 para marcar os horários de suas celebridades preferidas na agenda e garantir o lugar na fila.

Preparação é tudo!

Tem muita coisa acontecendo na BGS 2019 e, principalmente para quem vai visitar o evento apenas em um dia, é importante se programar para não perder nada. Além da agenda de encontros com os artistas, vale a pena chegar cedo à fila e seguir diretamente para os estandes onde estão os games que você mais deseja ter contato, garantindo um lugar e, depois, estando liberado para fazer outras coisas.

Use roupas confortáveis e se mantenha hidratado, pois você vai andar muito na BGS (Imagem: Divulgação/Brasil Game Show)

Todos os estandes terão fila organizada por ordem de chegada, com exceção da Sony, que usa o app PlayStation Experience para controlar a espera. De tempos em tempos e ao longo de toda a feira, são abertos slots para os games disponíveis; depois, basta comparecer no horário marcado para jogar sem precisar passar horas parado.

Além disso, separe roupas e, principalmente, sapatos confortáveis para o evento. Você vai andar muito e o Expo Center Norte é enorme, por isso nada de salto alto ou calçados incômodos. Vale a pena levar água e lanchinhos também – a BGS tem praça de alimentação, mas os preços podem ser um pouco superfaturados. Além disso, se a fome bater enquanto você estiver na fila, não vai dar para sair e perder o lugar por causa de um hambúrguer, não é mesmo?

Vale a pena lembrar, ainda, quanto à sempre tradicional campanha de doação de alimentos. A BGS concede meia entrada a todos os visitantes em troca de 1kg de alimento não perecível, que é coletado na entrada da feira. Antes de se divertir, pense naqueles que precisam, faça uma boa ação e garanta a diversão.

Serviço

A Brasil Game Show 2019 vai acontecer de 9 a 13 de outubro no Expo Center Norte (Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme), das 13h às 21h, sendo que o primeiro dia é exclusivo para imprensa, convidados VIP ou compradores dos pacotes Premium ou Camarote de ingressos.

Se você não comprou seu ingresso antecipadamente, a partir desta quarta ele custará R$ 130, sendo que o sábado (12) já está esgotado, enquanto o Pacote Premium sai por R$ 799. Já o Camarote, que inclui também um espaço exclusivo, kits, comidas e bebidas liberadas está custando R$ 1.699 e dá acesso a todos os dias de evento.

O centro de convenções fica nas proximidades da Estação Portuguesa-Tietê do metrô paulistano. De lá, todos os dias das 10h às 22h, saem ônibus gratuitos que levam o visitante até o evento e de volta. São dois quilômetros de distância, o que dificulta uma ida a pé, mas quem preferir também pode usar táxis ou Uber que têm acesso fácil ao local.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.