Publicidade

BGS 2019 | Asus aposta em mercado gamer com produtos premium

Por| 14 de Outubro de 2019 às 19h50

Link copiado!

(Foto: Rafael Arbulu/Canaltech)
(Foto: Rafael Arbulu/Canaltech)
Tudo sobre ASUS

“Nós sabemos que cobramos caro, mas também sabemos que entregamos mais”. Foram com essas palavras, proferidas por Marcel Campos, chefe global de marketing da ASUS, que abriu-se a apresentação da empresa durante a Brasil Game Show. No que é a primeira participação dela no evento, os executivos escolheram trazer como atração os novos produtos da divisão Republic of Gamers (RoG) — e, ressaltamos, Marcel não estava mentindo.

Ao longo de toda a apresentação (que contou com transmissão ao vivo no canal oficial da empresa no YouTube, a Asus mostrou produtos dos mais variados tipos, cores e tamanhos. Todos, porém, apresentavam a mesma semelhança: não são para qualquer bolso. De monitores ultrawide de muitas polegadas, passando por mochilas tecnológicas e até máquinas especialmente adaptadas ao mercado gamer, a Asus decidiu trazer a marca RoG com toda a pompa que lhe é atribuída, ainda que muitos não se vejam gastando os valores detalhados aqui.

RoG Zephyrus S GX351

Começando com o produto mais caro, a Asus mostrou o Zephyrus já na segunda metade de sua apresentação, com o head global de marketing da empresa, Marcel Campos, brincando que “seria forçado a trocar” seu laptop atual por um modelo deste. O “arrasa-quarteirão” da fabricante conta com pouco mais de 16 milímetros de espessura, display de 15,6 polegadas, taxa de atualização de quadros de 240 Hz e 3 milissegundos de tempo de resposta.

Continua após a publicidade

No hardware, o Zephyrus vem com uma GPU GeForce RTX2080 Max-Q e o mais recente processador IntelCore™ i7. O chassi é inteiramente feito em metal, a fim de aprimorar a durabilidade (“padrão militar”, segundo Marcel Campos) e sistema de resfriamento AAS (Active Aerodynamic System), a mesma da geração passada do laptop. Dentro do chassi, temos cinco tubos que retiram o calor da CPU e da GPU, e também do circuito VRM que os alimenta. Ambas se conectam a dissipadores de calor compartilhados e dedicados de resfriamento, mantendo componentes de energia abaixo de 80 °C. A energia térmica é canalizada ao longo dos tubos para quatro dissipadores de calor e saídas de ar nos cantos traseiros, duas vezes mais que no primeiro Zephyrus. Na tampa do laptop, também é possível perceber uma extensão disso: fechado, o aparelho tem a aparência elegante de qualquer notebook de alto padrão; uma vez aberto, ele forma uma fenda específica na traseira, onde a captação de ar fresco é maior e, consequentemente, contribuindo para uma troca de temperaturas mesmo em áreas ambientes.

Finalmente, a Asus adicionou ventiladores autolimpantes que dissipam a poeira por essas mesmas abertura, evitando que o acúmulo de sujeira comum a ventoinhas normais faça com que o resfriamento do Zephyrus pare de funcionar. Outro ponto que auxilia no resfriamento é o teclado: a primeira coisa a chamar atenção, ao menos quando você abre o Zephyrus S, é ele. Ao contrário do padrão mais comum dos notebooks atuais, o aparelho da Asus vem com um design diferente, posicionando a saída de ar mais próxima à tela e empurrando o teclado mais abaixo. Pense assim: olhe para o seu laptop agora: vê a área do touchpad? É mais ou menos aí que fica o teclado do Zephyrus S. A Asus justifica a aparência na praticidade: posicionar o teclado mais abaixo e longe da tela dá ao notebook mais uma opção de dissipação de calor. Ademais, o aparelho conta com a tecnologia overstroke, que confere um acionamento mais rápido e, consequentemente, respostas mais rápidas à inserção de comandos.

Fecham o pacote do Zephyrus S a memória e o armazenamento: enquanto o espaço de armazenamento baseado em disco de estado sólido (SSD) com até 1 TB de capacidade (M.2 NVMe PCIE 3.0 1TB SSD, M.2 NVMe PCIE 3.0 512GB/1TB SSD), a memória RAM conta com 8 GB (expansível até 24 GB — DDR4 2666MHz SDRAM). O preço é onde “a porca torce o rabo”, como diz o ditado: R$ 24.999,00, já disponível para aquisição pelo site da Asus.

Continua após a publicidade

RoG Strix G531GT

A R$ 8.499,00 de preço sugerido, esse é o laptop gamer para quem não segura o custo do Zephyrus S. Segundo a Asus, o Strix conta com processador Intel Core i7 de 9ª geração e placa de vídeo GeForce GTX™ 1650. Mais além, o aparelho traz 16 GB de memória RAM DDR4-2666 e armazenamento em SSD de 512 GB. Um dos destaques deste modelo é a tecnologia RoG Range Boost, que amplifica o sinal wi-fi, oferecendo, segundo a fabricante, a maior qualidade e estabilidade de sinal de internet sem fio possível.

O display de 15,6 polegadas e resolução Full HD conta com taxa de renovação de quadros de 120 Hz e bordas bem estreitas, para maior precisão e imersão. Outros detalhes dele incluem um teclado “inspirado no desktop”, com identificações específicas para as teclas “W”, “A”, “S” e “D” — geralmente associadas à movimentação de personagens na maioria dos jogos — e iluminação RGB para todo o restante.

Continua após a publicidade

O aparelho também se encontra disponível para compra no site oficial da Asus. Vale citar que tanto o Zephyrus S como o Strix G531GT contam com a tecnologia Aura Sync, proprietária da Asus, para sincronização de configurações.

Acessórios para o gamer “extremo”

A apresentação também trouxe à luz diversos novos produtos da linha Republic of Gamers da Asus, dos quais destacam-se um monitor de 49 polegadas (o mesmo usado em nosso hands-on de acessórios do RoG Phone II), além de uma mochila cheia de conexões tecnológicas onde você consegue energizar, via acoplagem de bateria externa, iluminações externas e internas em RGB, recarregar seus aparelhos e guardar laptops de até 17 polegadas (algo difícil de achar, convenhamos).

Continua após a publicidade

Também foram apresentados componentes singulares, para entusiastas gamers que preferem montar o seu próprio PC, como placas-mãe, placas de vídeo (tanto modelos da Nvidia como modelos da AMD), teclados, mouses e gabinetes.

Ao longo de quase uma hora de apresentação, a Asus mostrou que quer posicionar a marca Republic of Gamers como algo extremo: não é destinado a um público massificado, então é pouco provável que você veja qualquer um destes itens nas lojas mais famosas do país. Não, o comércio deles é feito exclusivamente online: são itens de primeira linha, que devem achar um nicho específico de compradores que almejam uma máquina que lhes sirva para todas as necessidades.