Brasil Game Show começa em clima de festa e de novidades para os brasileiros

Por Caio Carvalho | 11 de Outubro de 2012 às 18h05
photo_camera Caio Carvalho

A Brasil Game Show começou nesta quinta-feira (11) e promete se consolidar como a principal referência de um evento de jogos na América Latina. Demos um giro pela feira para contar o que vai rolar até domingo, último dia do encontro, e assim você pode se programar durante o final de semana.

Com 150 expositores e 800 profissionais, a BGS 2012 reúne visitantes e jornalistas de vários países, mostrando a força que o evento adquiriu nos últimos anos. Exemplo disso é que as três principais empresas do mercado estão presentes: Sony, Microsoft e Nintendo, fato que, este ano, só aconteceu na E3, a principal feira do setor que acontece nos EUA. Desenvolvedoras como Electronic Arts, Ubisoft, Activision, Capcom, Warner Bros. e Konami também marcam presença.

Os visitantes vão perceber um grande destaque para a portabilidade das empresas, que decidiram optar por lançamentos para várias plataformas. A EA, por exemplo, vai focar boa parte dos investimentos para jogos de tablets e smartphones, enquanto a Sony aposta no crossover dos títulos para PlayStation 3 e PS Vita.

Este ano, 60 mil ingressos foram vendidos, e é esperado um público de 80 mil pessoas até domingo. Para se ter uma ideia da grandeza da Brasil Game Show, a E3 2012, considerada a maior feira de games do planeta, reuniu pouco mais de 45 mil pessoas durante três dias. E os números só tendem a aumentar: para 2013, Marcelo Tavares, diretor da BGS, acredita que serão 200 expositores e 100 mil visitantes. "Isso mostra que o Brasil está sendo visto como um mercado importante, que pode se tornar em breve o terceiro maior do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e Japão", completou.

Games

Na parte de games, a BG 2012 não faz feio e traz ao público demos de 25 títulos inéditos no mercado.

No estande da Sony, os usuários poderão testar o single e multiplayer de God of War Ascension, PlayStation All-Stars Battle Royale (jogo que reúne personagens de franquias exclusivas do PS3), Book of Spells (game de realidade aumentada que usa os controles do PS Move), e ainda os clássicos ICO/Shadow of Colossus, Killzone 3, InFamous 2 e Uncharted 2: Among Thieves. Também há um espaço para títulos exclusivos do PS Vita.

A Nintendo sai em vantagem por trazer pela primeira vez ao Brasil o Wii U. O novo console da gigante japonesa também está à disposição para todo o público, além dos portáteis 3DS e 3DSXL. Já a Microsoft traz como carro-chefe as demos de Halo 4 e Força Horizon.

SimCity, Call of Duty: Black Ops II, DmC Devil May Cry, Metal Gear Rising: Revengeance e Lost Planet 3 também estão entre as atrações, assim como Assassin's Creed III, que contará com a participação de Philippe Ducharme, um dos produtores do game, que vai autografar cartazes nos estandes da NC Games e Ubisoft.

Quanto aos jogos que já estão à venda no mercado brasileiro, os destaques ficam com PES 2013, FIFA 13, Dishonored e Resident Evl 6.

Campeonatos

A Riot Games marca presença na BGS com a final do campeonato brasileiro do bem sucedido League of Legends. O primeiro colocado nas competições vai ganhar US$ 80 mil em dinheiro.

Fãs de Street Fighter vão acompanhar um campeonato mundial em comemoração aos 25 anos da série de luta, incluindo títulos da franquia como Street Fighter III, Super Street Fighter IV: Arcade Edition e o mais recente Street Fighter X Tekken.

Negócios

O mercado gamer já movimenta mais de R$ 800 milhões por ano no Brasil e, só durante a BGS, cerca de R$ 50 milhões devem ser negociados. A organização divulgou que mais de 1000 reuniões entre profissionais do mercado foram marcadas para os próximos dias, o que deve aquecer o mercado gamer em nosso país. "Ficamos anos como mercado não-oficial no mundo dos games, principalmente por causa da pirataria. Isso não é bom para o jogador, para a empresa e nem para o mercado", conclui Tavares. Pelo jeito, essa realidade está mudando bem rapidamente.

Serviço

Data: de 11 a 14 de outubro, das 11h às 20h

Local: Expo Center Norte - Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme, SP

Preços: R$ 40 (válido para um dia do evento); quem doar 1 kg de alimento não-perecível paga meia-entrada.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.