BGS 2014: variações e combates mais sangrentos são destaques em Mortal Kombat X

Por Caio Carvalho | 10.10.2014 às 17:30
photo_camera Divulgação

Quem é fã de jogos de luta tem um motivo a mais para passar na Brasil Game Show 2014, já que o próximo título da série Mortal Kombat está disponível para testes. E ninguém menos que Ed Boon, diretor e co-criador da franquia, para dar mais detalhes sobre o game, que chega ao Brasil no ano que vem. O executivo é um dos principais convidados da BGS deste ano.

Mortal Kombat X é uma continuação direta de Mortal Kombat (2011), e será o primeiro a ser lançado para os consoles de nova geração. Ele mantém as mecânicas que fizeram sucesso em seu antecessor, mas com algumas novidades bem interessantes. A primeira delas é que cada lutador terá três variantes com tipos diferentes de golpes, ataque e defesa. Na prática, isso significa que um mesmo lutador poderá ter até três versões distintas de si mesmo, cada uma com variações e poderes que poderão definir o progresso das lutas como um todo.

Por exemplo, Sub-Zero tem variantes como a "Unbreakable", focada mais na defesa e golpes pesados, e a "Resistance", que congela o outro lutador e o atira no lado oposto do cenário; Scorpion tem a "Ninjutsu", que utiliza duas espadas e armas ninjas, "Inferno", que permite controlar elementos demoníacos contra os adversários, e a "Hellfire", que faz fogo sair do chão; já os novos personagens Ferra e Torr têm a variante "Vicious", na qual Torr lança Ferra contra os inimigos para aumentar o dano de combos. De acordo com Boon, cada lutador tem movimentos que variam entre si para melhorar a experiência.

Mortal Kombat X

Outra novidade bem recebida pelos fãs da série é a volta do sistema de Raio-X. Toda vez que você der um golpe crítico no adversário, a câmera se move para o membro atingido e o exibe de perto, sendo destruído. Pode ser um osso se quebrando, um coração esmagado, o crânio perfurado por espetos e outras partes do corpo dilaceradas. Os Fatalities também estão lá, e ainda mais sangrentos e brutais. Em um deles, a nova lutadora D'Vorah usa um enxame de insetos para devorar o inimigo; em outro, Sub-Zero congela o peitoral do adversário e destrói sua coluna vertebral.

No quesito visual, o novo Mortal Kombat está melhor, mas não muito diferente do título de 2011. Agora, o lutador sente todos os golpes e se "machuca" com eles, uma vez que ele fica visivelmente ferido no decorrer da jogatina. Além dos golpes e variações, objetos presentes nos cenários poderão ser usados durante os combates. A inclusão desse recurso vem de outro jogo da NetherRealm Studios, Injustice: Gods Among Us, em que o lutador pode utilizar estátuas, pedras, galhos de árvores e outros elementos do ambiente para atacar ou se proteger do inimigo.

Quanto ao time de lutadores, já estão confirmados os veteranos Scorpion, Sub-Zero, Kano, Raiden e Quan Chi, e os novos Ferra e Torr, D'Vorah, Kotal Kahn e Cassie Cage. De acordo com Ed Boon, pelo menos metade dos personagens terá ligação com combatentes antigos – Kotal é um descendente de Shao Kahn e Cassie é filha de Sonya Blade e Johnny Cage. Ainda não foi revelado o antagonista do novo jogo, mas Boon reforçou a ideia de que marcará o retorno de um personagem já conhecido da série.

Mortal Kombat X tem lançamento marcado para PC, PlayStation 3, PlayStaiton 4, Xbox 360 e Xbox One em 14 de abril de 2015. O game terá legendas, menus e dublagem em português do Brasil.