Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Dubai Air Show | Rússia mostra versão não tripulada de seu caça furtivo

Por| Editado por Jones Oliveira | 18 de Novembro de 2021 às 21h10

Link copiado!

Divulgação/ Sukhoi
Divulgação/ Sukhoi

A Sukhoi, importante fabricante russa de aeronaves bélicas, mostrou uma versão interessante do seu caça furtivo Checkmate, concorrente direto de modelos como o F-15 Eagle e que ainda está em fase de desenvolvimento. O modelo, parte da quinta geração de aeronaves dessa categoria, ganhou uma edição especial exibida no Dubai Air Show, que não necessita de pilotos para as missões.

De acordo com a Rostec, estatal russa que também está por trás do projeto do Checkmate, essa aeronave tem tecnologia de ponta e suficiente para realizar missões sem que soldados sejam colocados em risco. Em um vídeo demonstrativo renderizado, já com a unidade tripulada do caça, a empresa mostrou algumas de suas valências, como a mira mais precisa, extrema agilidade e dirigibilidade, além da alta capacidade de armamentos — e da invisibilidade, é claro.

A estratégia do governo russo com o Checkmate é colocá-lo como uma opção "barata" de aeronave furtiva, sempre com foco em exportação — motivo pelo qual o vídeo está em inglês. A Sukhoi garante que o preço por horas de voo é de "baixo custo", equivalente a modelos da geração passada de caças. Além disso, suas capacidades técnicas, como a velocidade de 2222,64 km/h, autonomia de 2.500 km e carga útil de sete toneladas podem ser atrativos adicionais.

Continua após a publicidade

A expectativa do governo russo fazer o voo inaugural em 2023, com o início da produção em 2026.

Fonte: AeroMagazine, Sukhoi