Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Conheça o Green & Fly, avião elétrico movido a hidrogênio e com asa "diamante"

Por| Editado por Jones Oliveira | 21 de Outubro de 2021 às 13h20

Link copiado!

Divulgação/Akka Technologies
Divulgação/Akka Technologies

Os aviões movidos a hidrogênio poderão ser realidade em breve e já existem empresas com projetos bem avançados — e inusitados. Um dos mais curiosos é o Green & Fly (G&F), projeto da belga Akka Technologies, que traz design futurista e composição leve de fuselagem para tornar as viagens mais econômicas e, claro, menos poluentes, principal meta do setor aeronáutico para os próximos anos.

No caso específico do G&F, o foco será a eficiência energética e a capacidade de levar uma quantidade razoável de passageiros a curtas distâncias. Segundo a empresa, quando pronto, o avião poderá transportar até 30 pessoas por até 500km, o suficiente para trajetos regionais e até urbanos, já que a aeronave se enquadra como um STOL, ou seja, a decolagem demanda pouco espaço para ser realizada.

Continua após a publicidade

Além do pouco espaço, o G&F vai demandar poucas mudanças na infraestrutura de aeroportos e cidades para sua operação, sendo necessária apenas a criação de módulos de abastecimento com hidrogênio. Além disso, os trens de pouso da aeronave serão utilizados para a recuperação energética, otimizando o uso do combustível para o transporte e geração de energia para os propulsores elétricos e não para outras funções eletrônicas do veículo.

Asa em diamante

Continua após a publicidade

Logo de cara, percebe-se que o Green & Fly é um avião diferenciado. Isso porque a Akka desenvolveu um design completamente inovador e que promete ser um divisor de águas na indústria aerospacial. As asas são no formato romboidal, comumente chamado de "diamante". Segundo a empresa, elas geram arrasto induzido nas pontas de asas, fenômeno que acontece pela diferença de pressão entre a parte superior da asa e a parte inferior.

A Akka Technologies ainda não informou quando esse avião será lançado comercialmente, tampouco sobre o início da produção. 

Fonte: Akka Technologies