Publicidade

Steve Jobs Theatre recebe prêmio de prestígio por “arte estrutural” em vidro

Por| 26 de Novembro de 2018 às 15h38

Link copiado!

Steve Jobs Theatre recebe prêmio de prestígio por “arte estrutural” em vidro
Steve Jobs Theatre recebe prêmio de prestígio por “arte estrutural” em vidro
Tudo sobre Apple

O Structural Awards 2018, prêmio voltado a edificações e estruturas encabeçado pelo Instituto de Engenheiros Estruturais, deu o prêmio de “arte estrutural” para o Steve Jobs Theatre, no campus da Apple Park. De acordo com o órgão, a categoria em questão é focada na transformação do ordinário em extraordinário.

No comunicado oficial, os juízes do instituto expressam como admiram a estrutura da fiação e dos canos que se tornam invisíveis aos olhos à medida que se estendem, nomeando o teatro como a “maior estrutura do mundo suportada apenas por vidro”. O local possui um teto de fibra de carbono de 47m, “o maior de seu tipo”, e ostenta ainda 44 painéis radiais.

“O teto de 80 toneladas é suportado por um cilindro de vidro de 7m de altura, constituído por painéis de vidro, cada um composto por quatro camadas de 12mm de espessura, que sustentam o telhado sem qualquer apoio adicional (...). Os sistemas estruturais foram projetados de modo que os conduítes, os tubos de aspersórios, os sistemas de dados, áudio e segurança necessários no teto pudessem ser acomodados nas juntas de 30mm entre os painéis de vidro. Como Cupertino está em uma zona altamente sísmica, várias estratégias têm sido empregadas para proteger a estrutura contra abalos”.

Tudo isso significa que o prédio parece não ter nada além de vidro entre o chão e o teto. De acordo com o instituto, esse efeito só foi capaz graças ao relacionamento entre a Apple e as firmas Eckersley O’Callaghan & Arup, que trabalharam basicamente com vidro estrutural.

Continua após a publicidade

Para merecer o prêmio em cada uma das categorias, o Instituto de Engenheiros Estruturais disse que estava procurando cinco metas: experiência, criatividade, elegância e detalhamento, sustentabilidade e valor. A grande vencedora da premiação foi a ponte Tamina Canyon Crossing em Bad Ragaz, na Suíça.

Fonte: 9to5Mac