Startup quer imprimir objetos a partir do pensamento

Por Redação | 10 de Julho de 2013 às 06h15

Se poder imprimir qualquer coisa sem sair de casa é uma boa ideia, dar forma à imaginação é algo com que todo mundo já sonhou – pelo menos na infância. E é justamente essa a proposta da startup chilena Thinker Thing: criar objetos a partir do pensamento.

Utilizando o EmotivEPOC, um headset especial, é possível captar ondas cerebrais que, em um software, dão forma ao objeto. Claro, ainda há limitações da neurociência e da própria tecnologia aplicada, o que não torna o processo um passe de mágica. Contudo, é possível usar estímulos cerebrais que, a partir de imagens mostradas, moldam o objeto aos poucos.

Uma vez finalizado, o modelo é impresso usando uma impressora 3D da MakerBot, uma das fabricantes mais conhecidas quando o assunto é impressão 3D.

Thinker Thing

Fonte: Reprodução/Thinker Thing

Monster Dream

O primeiro projeto que irá utilizar essa tecnologia é o Monster Dream, que consiste em criar monstros imaginados pelas crianças de diversas partes do Chile. Segundo o projeto, que está sendo financiado pelo sistema IndieGoGo, a ideia é que cada criatura traduza um pouco da realidade de cada uma dessas crianças, que poderão se deixar levar pela imaginação. Finalizado o projeto, será feita uma exposição com todos os monstros e as crianças que os pensaram.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.