Minecraft agora faz parte da exposição do MoMa, em Nova YorK

Por Redação | 09.07.2013 às 10:20

O popular jogo de sand-box Minecraft é o mais novo game a ser inserido na coleção do renomado Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMa), ao lado de cinco outros games e um console. A adição mais recente do MoMa em games foi feita no final do mês passado, e coloca os títulos na exibição permanente Applied Design (Design Aplicado, em tradução livre) do museu.

"O trabalho dos designers daqueles primeiros jogos se tornaram blocos de construção de uma nova forma de expressão criativa e linguagem de design; blocos sobre os quais designers contemporâneos, como Markus 'Notch' Persson e seus companheiros da Mojang estão construindo para fazer obras que empurram o meio para novos, facinantes e estranhos lugares", escreveu o supervisor do centro de estudos do Departamento de Arquitetura e Design do MoMa, Paul Galloway, no blog do museu.

Ao lado do título Minecraft, lançado pelo programador sueco Markus Persson em 2011, outros clássicos bem conhecidos dos gamers também farão parte da lista: Pong (1972), Space Invaders (1978), Asteroids (1979), Tempest (1981) e Yar's Revenge (1982). Também irá para a exposição o console Magnavox Odyssey, de 1972, considerado o primeiro console comercial do mundo.

Curada por Paola Antonelli, do Departamento de Arquitetura e Design, a coleção tem o objetivo de reunir 40 títulos marcantes dos games. Com as novas adições, o trabalho chega em sua metade. Já fazem parte da exposição clássicos como Pac-Man (1980), Tetris (1984), Another World (1991), SimCity 2000 (1994) e Portal (2007).

A previsão é que games como Super Mario Bros e Donkey Kong entrem na lista em breve.