Google lança projeto para mapear 'street art'

Por Redação | 16.07.2014 às 08:30
photo_camera Reprodução

O Instituto Cultural Google, sediado em Paris, reuniu em um banco de dados mais de 4 mil obras em uma vasta galeria virtual intitulada Street Art Project. O projeto foi lançado no final de junho e reúne, em um espaço virtual, arte de rua de diversas partes do mundo.

Valorizando os direitos autorais das obras, o Google disponibilizou na galeria apenas imagens fornecidas por organizações culturais atuantes em diferentes locais, mas que registram as intervenções artísticas e os autores de cada intervenção. O acervo conta com imagens coletadas diretamente para estes fins, assim como as imagens que foram destaques em murais, como o 5Pointz em Long Island, nos Estados Unidos e a torre Tour Paris 13 na França, segundo o site Catraca Livre.

5Pointz em Longa Island

O Google garantiu que não irá utilizar o Street View para coletar imagens, mas que irá fornecer o recurso para que instituições interessadas possam fazer o registro das intervenções de forma legal. O objetivo é que os trabalhos de rua possam ter um alcance maior, mesmo para pessoas que não poderiam conhecer essa arte pessoalmente e também levantar o debate sobre a comercialização e os direitos autorais de trabalhos como estes.

No Brasil, apenas São Paulo está entre as galerias oferecidas no Street Art Project, com 190 obras de diversos artistas como Invader, Emiliano di Cavalcanti, Swoon, Guilherme Kramer, entre outros.

Com o Street Art Project o usuário pode conhecer as obras urbanas de duas formas: escolhendo inicialmente a cidade a partir de um mapa interativo, e também a partir das galerias temáticas.

O Street Art Project pode ser acessado diretamente na página do projeto, ou também pelo Instituto Cultural Google, em uma página que também dará acesso a outras iniciativas culturais do Google. Caso você tenha ficado interessado, ou conheça uma instituição que tenha obras para compartilhar com o projeto, o Instituto continua aceitando novas obras e galerias para integrar a coleção do Street Art.

Conheça o Street Art Project em Londres no vídeo disponibilizado pelo Instituto Cultural do Google.

Fonte: https://catracalivre.com.br/geral/design-urbanidade/indicacao/google-lanca-galeria-de-arte-urbana-on-line/