Artista consegue extrair energia elétrica de uma laranja

Por Redação | 23 de Novembro de 2012 às 16h45

Caleb Charland é um artista plástico que procura fazer obras de arte que mesclam objetos comuns do dia a dia com as belezas geradas pelas correntes de energia elétrica. Sua última ideia foi também uma descoberta: ele conseguiu obter energia elétrica a partir de uma simples laranja.

Laranja Elétrica

Segundo Charland, ele estava brincando com algumas laranjas, fios de cobre e tachinhas quando teve a ideia. Ele procurava criar um projeto que funcionasse com apenas uma fruta, e tentou cortar uma laranja em várias fatias. Enquanto cortava, tinha uma ideia fixa: menos é mais. E utilizou os sulcos naturais da laranja para dividi-la em gomos, que por sua vez serviram como células de uma bateria.

E não é que deu certo? Ele colocou os gomos da laranja em posição vertical, com o auxílio de uma armadura feita com espetinhos de churrasco e inseriu os fios de cobre, fazendo ligações entre as tachinhas, fincadas na laranja, e os pequenos LEDs, que foram inseridos nos gomos da fruta, em sua porção interna.

A laranja contém, em seu interior, propriedades químicas provenientes do ácido cítrico, potenciais geradoras de energia. Uma reação química cria energia (pelo deslocamento de íons da laranja e dos pregos,) e esta é conduzida pelo cobre até os LEDs. Assim, os LEDs se acendem.

A experiência com ar artístico de Charland levou 14 horas para ser concluída e ele teve uma bela ideia ao fotografar o resultado, transformando ciência pura em obra de arte.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.