Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

YouTube copia Netflix e terá seu próprio som de abertura

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 18 de Novembro de 2022 às 14h18

Link copiado!

SAM-RIZ44/Unsplash
SAM-RIZ44/Unsplash
Tudo sobre YouTube

O YouTube decidiu criar um som próprio para inicializar o aplicativo nas smart TVs. Imitando o famoso "Tudum" da Netflix, o serviço de vídeos usou uma combinação entre um grave longo, que remete ao carregamento do vídeo, com um efeito sonoro que lembra uma caixinha se abrindo.

Além da musiqinha de abertura, o YT também fará a introdução de uma logo animada. Primeiro, surge uma barra cinza sendo carregada em vermelho com o botão de play no canto esquerdo. Depois, esses dois elementos se contraem e surge o símbolo de play vermelho e branco com o nome YouTube escrito ao lado.

Esse conjunto visual será executado toda vez que a pessoa iniciar o aplicativo, como também ocorre na Netflix. A diferença da concorrente é que o "Tudum" do também é reproduzido ao tocar algum filme ou série.

Continua após a publicidade

Como foi criado o som de abertura do YouTube?

Segundo a plataforma, a identidade sonora e visual foi construída em parceria com a Antfood, estúdio especializado em marca audível para empresas. O objetivo era criar algo "humano", "conectado", "expressivo" e "conduzido por uma história", que combinasse vários sons em um só. O resultado foi esse aí de cima, bem criativo e chamativo.

Cada acorde do som tem algum tipo de significado para o YouTube. Começa com o "mergulho profundo", representando o início do serviço, chegando até à "harmonia sentimental, acorde em sétima maior que representa uma maneira de "expressar as coisas que realmente ama".

Continua após a publicidade

É curioso como uma peça artística de apenas três segundos pode ter tanta significância para uma marca. A abertura é rápida, agradável e soa muito harmoniosa, embora não seja tão marcante quanto a marca registrada da rival do streaming.

Por enquanto, somente alguns usuários devem ver essa combinação de som e animação. O YouTube disse que pretende expandir a logo sonora para mais locais, incluindo o aplicativo móvel para celular e tablets, nas próximas semanas ou meses.