WhatsApp vai permitir gerenciamento de dados em chamadas de voz

Por Redação | 22.07.2015 às 10:56

A próxima atualização do WhatsApp vai incluir uma função que deve, ao mesmo tempo, agradar aqueles que possuem planos de internet limitada no celular e desagradar as operadoras de telefonia. O update, que por enquanto está disponível apenas no Android, inclui uma opção de gerenciamento de dados que faz com que as chamadas de voz sejam mais econômicas.

A novidade aparece em um APK que já foi disponibilizado pelo Facebook, dono do aplicativo, mas ainda não deu as caras no Google Play. Quando disponível, a opção deve aparecer nas configurações do sistema e vai permitir que o WhatsApp faça o gerenciamento automático dos dados gastos em ligações de voz, de forma que o volume consumido seja o menor possível para funcionamento.

É claro, isso vai interferir na qualidade das chamadas, que devem contar com um som pior e eventuais picotes na comunicação entre os interlocutores. A ideia, porém, é que elas ainda sejam perfeitamente utilizáveis e, no caso de territórios em que a conexão é ruim ou a recepção é prejudicada, o WhatsApp utilizará sua banda normal para realização da conexão entre os usuários. O bom funcionamento – e a possível economia de dados – vai depender da qualidade da internet móvel de cada um.

A atualização também introduz outras novidades, como a possibilidade de marcar conversas como não lidas para que o usuário se lembre de retornar a elas depois e opções complementares de silenciamento para grupos, que podem ser ocultados por períodos de oito horas a um ano. As notificações também podem ser customizadas a partir do aplicativo, de acordo com o contato ou chat escolhido.

Além disso, em uma parceria com o Google, o Facebook está implementando a possibilidade de realizar o backup das conversas do WhatsApp no Drive, de forma automática. A novidade ainda não está funcional, mas essa situação deve mudar em breve, assim que o update estiver disponível na loja online do Android, algo que não deve demorar para acontecer.

A empresa não se pronunciou sobre o lançamento de uma versão iOS da atualização, mas os usuários da plataforma não devem demorar muito para recebê-la. Recentemente, os desenvolvedores do WhatsAppais uma vez, esbarraram em mais uma restrição dos sistemas operacionais do iPhone. Em uma recente atualização de segurança, o aplicativo deixou de exibir prévias das mensagens recebidas na tela bloqueada, algo que acabou irritando uma parcela de usuários.

Fonte: TechRadar