WhatsApp vai emitir alerta para proteger contas de usuários

Por Felipe Demartini | 20 de Maio de 2019 às 12h13
Tudo sobre

WhatsApp

Saiba tudo sobre WhatsApp

Ver mais

O WhatsApp está emitindo um novo alerta relacionado à segurança de contas aos usuários na tentativa de combater golpes que envolvem o roubo de credenciais ou informações pessoais. A partir de agora, mensagens de verificação enviadas por SMS passarão a incluir um aviso para que os utilizadores não compartilhem o código recebido, uma vez que essa é a porta de entrada para os perfis no aplicativo.

De acordo com a empresa, a notificação já é exibida para os usuários do sistema operacional Android e deve aparecer em breve, também, para quem tem iOS. A preocupação do WhatsApp é quanto a tentativas de intrusão que envolvam a solicitação de informações pessoais dos usuários, com criminosos em busca de informações pessoais ou financeiras que possam ter sido compartilhadas por meio do mensageiro.

Outra preocupação citada pela empresa é quanto à clonagem de números, uma vez que o celular ainda é o principal identificador usado pelo WhatsApp. Por conta disso, o serviço também recomenda o uso de outras medidas de segurança para proteger sua utilização, como a ativação da autenticação em duas etapas, que pode ser feita por meio das configurações do aplicativo.

Para fazer isso, acesse o WhatsApp e, no menu inferior, selecione “Ajustes”. Siga o caminho Conta – Confirmação em duas etapas – Ativar para iniciar o processo, que solicitará um código de seis dígitos e, na sequência, um e-mail para ser programado. Salve a senha em um local seguro e use um endereço de correio eletrônico ao qual você possui acesso para garantir a recuperação do perfil em caso de problemas.

Autenticação em duas etapas adiciona camada extra de segurança às contas no WhatsApp (Imagem: Reprodução/Felipe Demartini)

Além disso, a empresa alerta os usuários para que, em caso de perda da conta, amigos, família e contatos profissionais sejam notificados. Uma tática bastante usada é o uso de perfis roubados para solicitação de dinheiro ou informações que possam levar a novos golpes, além da proliferação de spam e malware. Alertas desse tipo impedem que outras pessoas de nosso convívio estejam vulneráveis.

Fonte: WhatsApp

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.