Publicidade

WhatsApp recebe recurso de chamadas de áudio e vídeo em grupo

Por| 29 de Maio de 2018 às 09h56

Link copiado!

Reprodução
Reprodução

O recurso de chamadas de voz e áudio para grupos está, finalmente, sendo liberado também para os usuários do WhatsApp no Android. A novidade começou a chegar na última semana, dando as caras primeiro no iOS; agora, ela também está aparecendo no sistema operacional da Google, mesmo que aos poucos e somente para alguns utilizadores do mensageiro.

Anunciada no começo de maio durante a conferência F8, voltada principalmente para desenvolvedores de soluções do portfólio do Facebok, as chamadas em grupo permitem que até quatro usuários se conectem simultaneamente a uma única ligação no WhatsApp. A escolha entre áudio e vídeo fica a critério de cada utilizador, que pode escolher entre ligar ou não a câmera ou mutar o microfone, por exemplo.

Ao ser convidado para uma chamada dessa categoria, os usuários verão os avatares e nomes dos presentes, podendo escolher entre atender ou não. No caso das chamadas em grupo, a tela é dividida em até quatro partes, com os participantes estando sempre em exibição, sem destaque para aquele que está falando em determinado momento.

Continua após a publicidade

A atualização que permite o recurso está sendo liberada nos servidores do WhatsApp, o que significa que o aplicativo não precisa ser atualizado para acesso, ou, pelo menos, é assim que tem funcionado para os usuários que já a possuem. Entretanto, ela deve funcionar somente nas versões mais recentes do software, tanto em sua edição comum quanto na Beta. Portanto, se você ainda não tem acesso à novidade, é uma boa manter seu aplicativo atualizado para poder usufruir dela no momento em que ela for lançada.

De acordo com as informações preliminares, somente usuários que já possuem o recurso podem participar de ligações em grupo, mesmo que elas sejam iniciadas por terceiros. Uma mensagem de erro é exibida caso um contato ainda não habilitado para a novidade seja chamado para a conversa, mas essa disparidade deve ser resolvida ao longo das próximas horas e dias.

O lançamento segmentado serve para não estressar os servidores do mensageiro. As chamadas de vídeo em grupo, principalmente, são um recurso bastante aguardado e, também, pesado, gerando uma alta carga à infraestrutura da empresa. Por isso, soltar a novidade aos poucos permite que as pessoas a testem em momentos diferentes, sem risco de uma queda no sistema ou problemas de conexão.

Como todas as outras atualizações do WhatsApp, esta também é gratuita. Não é preciso pagar para realizar as chamadas, mas lembre-se que, como sempre, elas utilizarão banda de internet, ou seja, estarão consumindo seu plano de dados caso você não esteja conectado a uma rede Wi-Fi.

Continua após a publicidade

Fonte: Android Police