Publicidade

WhatsApp prepara método de login com ligação telefônica automatizada

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 24 de Maio de 2021 às 11h25

Link copiado!

Aarn Giri/Unsplash
Aarn Giri/Unsplash
Tudo sobre WhatsApp

O WhatsApp estuda implementar mais um meio de verificação para se instalar em um novo aparelho. Além do convencional código enviado por SMS, o mensageiro poderá abrir caminho para o login através de uma ligação telefônica com detecção automática.

A novidade seria uma alternativa para a verificação de número telefônico, o processo que antecede o login em um novo aparelho. Atualmente, a autenticação pode ser feita pela confirmação do código recebido por SMS ou informado por ligação telefônica automatizada.

Continua após a publicidade

No novo processo, ao invés de anotar o código fornecido na ligação, o simples recebimento da chamada seria o bastante para verificar o número da linha. Para isso, no entanto, o usuário precisaria conceder acesso aos registros de ligações, recurso necessário para que o mensageiro identifique o aparelho.

Não está claro se o usuário precisaria atender a chamada para concluir a autenticação, contudo, mesmo se fosse necessário, ela duraria pouquíssimos segundos. A permissão para monitorar o registro de chamadas dá conta do recado e dispensa interações diretas com atendentes ou vozes automatizadas.

Se conceder acesso às ligações pode soar como um perigo para privacidade, saiba que esse método é totalmente opcional. De acordo com capturas do WABetaInfo, optar pela autenticação comum (via código, sem permissão para acesso ao registro) ainda é possível ao clicar na opção "agora não" na janela de confirmação.

E vale a observação: esse método de verificação não descarta, de forma alguma, a ativação da autenticação de dois fatores no WhatsApp. Ambos são processos distintos em segurança, mas enquanto um tenta verificar a linha telefônica instalada no aparelho, o outro certifica que a identidade do usuário por senha. Portanto, são igualmente importantes para evitar golpes no mensageiro.

Continua após a publicidade

O recurso parece estar em desenvolvimento pelo WhatsApp e pode ser implementado no mensageiro na versão beta em breve. Por enquanto, não há previsão para que o recurso chegue para o público geral.

Fonte: WABetaInfo