WhatsApp lançará indicadores de criptografia para segurança de conversas

Por Redação | 28.01.2016 às 10:15
photo_camera Divulgação

Um dos mensageiros mais populares do mundo, o WhatsApp, adicionou indicadores de criptografia para mostrar aos seus usuários que suas conversas estão protegidas de possíveis invasores. A criptografia disponível no aplicativo é end-to-end, o que significa que suas mensagens estão protegidas em todo o percurso até chegar ao destinatário.

Capturas de tela da versão beta da próxima atualização, divulgadas na página do desenvolvedor Javier Santos no Google+, mostram os indicadores em ação. O serviço já utiliza a criptografia end-to-end por padrão, mas agora vai mostrar aos usuários que suas mensagens estão sendo protegidas de forma proativa.

WhatsApp

A nova funcionalidade vem depois do Primeiro-Ministro do Reino Unido, David Cameron, sugerir no ano passado que os serviços de mensagens criptografadas poderão ser banidos do país por serem considerados potenciais ferramentas de recrutamento de terroristas. Além disso, órgãos de investigação exigiram que as empresas por trás dos aplicativos fornecessem backdoors para as autoridades governamentais.

O WhatsApp também deve incluir uma ferramenta para compartilhar dados dos usuários com o Facebook. Os usuários irão contar com uma caixa de seleção "Compartilhar informações da minha conta WhatsApp com o Facebook para melhorar minhas experiências no Facebook". Não se sabe exatamente que tipo de informações serão compartilhadas, mas levando em consideração o que já acontece no Messenger, é provável que os dados compartilhados tenham a ver com listas de contatos e números de telefone ao invés do conteúdo dos bate-papos.

A opção de compartilhamento de informações estará desativada por padrão. Após retirar a assinatura anual do WhatsApp, essa é possivelmente uma das maneiras que o Facebook planeja monetizar sua cara aquisição.

Via IT Pro

Fonte: http://www.itpro.co.uk/mobile/25928/whatsapp-will-add-encryption-indicators-so-you-know-your-chats-are-safe