Publicidade

WhatsApp já conta com criptografia em todos os servidores

Por| 31 de Maio de 2017 às 17h08

Link copiado!

WhatsApp já conta com criptografia em todos os servidores
WhatsApp já conta com criptografia em todos os servidores
Tudo sobre WhatsApp

Em evento na capital paulista nesta quarta-feira (31), o WhatsApp anunciou que todos os seus servidores já trabalham com criptografia de ponta a ponta. Com esta atitude, o WhatsApp não envia e nem recebe mais dados que não estejam protegidos.

A proteção das mensagens começou há dois anos e meio, como resultado de parceria com a Open Whisper Systems Signal Procotol. De acordo com a empresa, não somente as mensagens de texto estão seguras, mas também fotos, áudio e todos os arquivos que trafegam entre os servidores. A novidade aponta que os servidores não são mais capazes de lidar com dados abertos.

Para forçar a mudança, usuários com versões mais antigas do mensageiro não podem enviar e nem receber conversas que mantinham. Com isso, mesmo que um ou outro participante de grupo de mensagens não possuísse criptografia, o que coloca em risco toda a conversa, o grupo está seguro.

O WhatsApp comentou que a mudança para todos os servidores aconteceu entre o final do ano passado e o começo de 2017. Os aplicativos em todas as plataformas, o que inclui todos os Androids e também iPhones, já contam com criptografia em suas versões mais atuais.

Continua após a publicidade

Como funciona

A proteção dos dados trafegados entre dois ou mais usuários ocorre direto no aparelho. Assim que um dos lados envia uma mensagem, ela recebe uma chave única e que é replicada de forma pública para o servidor. Ele recebe a mensagem, já praticamente impossível de ser aberta, junto da chave e então tudo é enviado ao destinatário. Uma vez nele, a chave é utilizada para abrir a mensagem e depois é descartada.

Segundo o WhatsApp, apenas durante o tráfego por dentro dos servidores é possível anotar o destinatário e remetente. Após o envio não há registro de envios. Se o destinatário estiver com o celular desligado, em modo avião ou com qualquer impossibilidade de receber a mensagem, os dados ficam guardados por até 30 dias. Após este prazo a mensagem é descartada.

Na resposta, outra chave é gerada e o processo se repete. O WhatsApp ainda comenta que cada mensagem tem sua chave, descartada após a utilização. A combinação de caracteres para decifrar a mensagem é grande o suficiente para que um usuário comum, em um computador tradicional, leve milhares de anos para tentar uma a uma. Mesmo conseguindo quebrar a criptografia, apenas uma mensagem será revelada. Não o conteúdo inteiro da conversa, ou o histórico de outros papos.