WhatsApp diz ter cooperado com a justiça e lamenta novo bloqueio

Por Redação | 02 de Maio de 2016 às 15h52
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O WhatsApp lamentou a nova decisão judicial que obrigou o bloqueio do aplicativo em todo o território nacional por três dias. A suspensão começou às 14h desta segunda-feira (02), no horário de Brasília, e deve durar 72 horas, conforme ordenado pela Justiça de Sergipe, a mesma que, em março, solicitou a prisão do vice-presidente do Facebook na América Latina, Diego Dzodan. Os motivos também seriam os mesmos: a falta de cooperação da companhia em investigações da polícia.

Em nota oficial, o WhatsApp afirma ter cooperado o máximo possível com a justiça brasileira e afirmou estar decepcionado com a nova ordem de bloqueio. A empresa afirma não ter as informações solicitadas pela investigação e que a decisão de suspender o mensageiro em todo o país é uma punição para mais de 100 milhões de usuários, incluindo empresários, que dependem da plataforma para administrar seus negócios.

A ordem de bloqueio foi emitida pelo juiz Marcel Montalvão e estaria relacionada, mais uma vez, a uma investigação sobre o crime organizado e o tráfico de drogas na cidade de Lagarto, em Sergipe. As autoridades locais pedem informações sobre as conversas travadas pelos traficantes usando o WhatsApp, além de dados como localização e outros. A companhia diz não ter acesso a tais dados e afirma armazenar apenas os números de telefone utilizados como método de identificação pelo aplicativo.

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Em dezembro do ano passado, uma ordem judicial semelhante, baseada no Marco Civil da Internet, já havia causado a suspensão do WhatsApp. O período deveria ser de 48 horas, mas durou menos de 12, uma vez que empresas e operadoras de telefonia, incluindo a Oi, entraram com pedidos na justiça para que o bloqueio fosse revogado. Até o momento, entretanto, nenhuma empresa afirmou publicamente a iniciativa de realizar tais solicitações novamente.

Entretanto, desta vez, o bloqueio parece estar sendo menos eficaz que o realizado no ano passado, com usuários chegando a afirmar que ele se aplica apenas às conexões móveis. Em testes realizados pelo Canaltech, o WhatsApp continuou funcionando normalmente pela rede sem fio da operadora paranaense Copel, enquanto relatos de outros utilizadores afirmam o mesmo em WiFis de operadoras como NET e Vivo. Entretanto, as duas operadoras, assim como a Claro, afirmaram que receberam a notificação da suspensão e devem atende-la em todos os seus serviços, sejam eles mobile ou não.

Fonte: UOL Tecnologia

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