Publicidade

WhatsApp contrata “chefe de reclamações” para conter crise na Índia

Por| 24 de Setembro de 2018 às 11h30

Link copiado!

WhatsApp contrata “chefe de reclamações” para conter crise na Índia
WhatsApp contrata “chefe de reclamações” para conter crise na Índia
Tudo sobre WhatsApp

Depois de ser colocado contra a parede e receber da Índia um ultimato quanto ao excesso de fake news distribuídas pelo app, o WhatsApp contratou Komal Lahiri para chefiar reclamações e relações com consumidores, empresas e agentes governamentais. A executiva, que antes do WhatsApp teve experiências em cargos gerenciais no Facebook e Instagram, ficará baseada em São Francisco, nos Estados Unidos.

A contratação da Lahiri vem nos calcanhares do estremecimento de relações do aplicativo de mensagens instantâneas e a Índia: em julho, o governo do país pediu que o app, um subsidiário do Facebook, controlasse a disseminação de notícias falsas por ele. O WhatsApp respondeu em agosto com a contratação de uma equipe exclusiva para esta finalidade. O problema, no entanto, ainda persiste de maneira grave, o que levou a Índia a ameaçar o mensageiro de banimento do país. Lahiri chefiará essa equipe, entre outras atribuições.

O problema das fake news no WhatsApp na Índia é tão grande que, em julho, cinco pessoas foram linchadas e espancadas até a morte, acusadas de serem sequestradoras de crianças. Os rumores foram viralizados na região pelo mensageiro, sem qualquer substância de evidência. O episódio marcou o início das relações ruins entre a empresa e o governo local.

Continua após a publicidade

O WhatsApp alega ter aproximadamente 1,5 bilhão de usuários ativos todo mês, tendo na Índia o seu principal mercado, com pouco mais de 200 milhões de usuários. Diante de um eventual banimento em sua atuação no país, há o risco de perder seus clientes para concorrentes como WeChat e Telegram.

Fonte: LiveMint